Entretenimento

Evento homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra

Mama África é um encontro musical e de artes plásticas, promovido pelo Clã Cultural Makunaima & Refazenda em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Pra homenagear a cultura afro-brasileira e o Dia da Consciência Negra, artistas se reúnem no palco do Mama África realizado nesse sábado (19) na Refazenda – Monte Cristo (8 km de Boa Vista) a partir das 19h. A proposta é refletir o conjunto de manifestações culturais do Brasil que receberam algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.

As bandas Disavana, Geração Roots, Caxiri Atômico com Especial Mutante, Raul Cover do Norte & Banda Metamorphoses, Guy-Bras & Eliakin Rufino sobem ao palco para reverenciar uma das datas mais importantes para a cultura brasileira.

De acordo com Victor Matheus, coordenador do evento,  o objetivo é incentivar o respeito às diferenças e prevenir práticas como o racismo e preconceito, que ainda existem em âmbitos sociais, culturais e políticos.

“O foco é sempre trabalhar os valores morais, o respeito ao outro, prevenir discriminações por meio da música, uma ação que tem surtido efeito. Esse momento é só uma culminância entre os artistas e o público que estimulam a reflexão. A arte é um espaço por excelência para incentivarmos a cultura de paz que tanto almejamos”, disse.

Segundo ele, a ideia é refletir a situação em que ainda vive o negro brasileiro. “Acreditamos que só há preconceito quando falta informação, educação e cultura, é uma celebração dos artistas que levantam essa bandeira”, relatou.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

PROGRAMAÇÃO
20:00h – Abertura
20:45h – Disavana
21:30h – Geração Roots
22:30h – Caxiri Atômico Especial Mutante
00:00h – Raul Cover do Norte & Banda Metamorphoses
01:30h – Guy-Bras & Eliakin Rufino

Serviço
Mama Africa
Data: 19 de novembro (sábado)
Local: Refazenda – Monte Cristo (8 km de Boa Vista)
Início: 19h
Convites: R$ 20,00
Informações: 98113.0894