Entretenimento

Evento terá apresentações musicais e exibição de filmes

Feirinha de artes será realizada nessa quinta e sexta na UFRR, em frente ao bloco I. Além da exposição haverá apresentação musical

Durante dois dias, artistas de diversos segmentos e de novas marcas independentes se reúnem para expor seu trabalho durante a primeira edição da Feirinha de Artes, que será realizada nos dias 6 e 7 de abril, na UFRR, em frente ao bloco I.

A proposta da feira é arrecadar recursos para o artista, além de incentivar o consumo de peças feitas e produzidas em Roraima.  Estarão à venda livros, fanzines, ilustrações, gravuras, cerâmicas, objetos de arte e outros produtos autorais que não têm tanta abertura no mercado.  Cada peça será apresentada ao público por seus criadores.

O objetivo é fortalecer a economia criativa e o trabalho de artistas, designers e microempreendedores do estado. De acordo com a organização, a feira será realizada a cada seis meses.

“Precisamos valorizar e incentivar os artistas locais. A feira vai servir de vitrine para que o público conheça e aprecie cada vez mais o trabalho desses artistas”, explica a estudante de Artes Visuais Larissa Pommerening, uma das organizadoras e artista plástica.

Será um grande evento com mais de 30 artistas expondo e vendendo diversos tipos de arte, entre elas pinturas, desenhos, esculturas, poesia, fanzine, fotografia e artesanato.

A ação também beneficia a economia e faz com que alunos coloquem em prática conhecimentos adquiridos no curso de Artes Visuais. Além das artes citadas acima, a feira incentiva também manifestações culturais como a música e a dança.

A programação irá contar com shows musicais de Itála Raíssa, Brenda Lima, Lançamento da Triologia de livretos “Sem inicio, sem fim” de Mishta e Manatit, microfone aberto com os poetas Brendo Vieira e Agda Caroline, e apresentação de Lumearte – Danças Urbanas na sexta-feira, dia 06.

O evento tem continuidade na sexta (07) com Grupo de Capoeira,  Microfone Aberto com Felipe Thiago e apresentações da banda Red Roof, Black Revolt e Marambaya. Além da música, o evento contará com exibição de filmes independentes.

Confira os filmes:

“A rua na dança – O corpo urbano”
(Direção Keila Serruya) Documentário/ 10 minutos/ AM/ Documentário sobre o projeto “A rua na dança – O corpo urbano”. Projeto que aconteceu em janeiro de 2015, nas cidades amazonenses de Presidente Figueiredo, Manacapuru e Manaus.
 
“Pranto Lunar”
(Direção Dheik Praia) Ficção/ 15 minutos/ AM “Waty vê os anos escorrerem pelas mãos e sua memória reconstrói aquela noite de luar. Seu povo morreu, mas a história se repete, a luta não acabou. Ontem foi Jurupari e hoje?” O curta-metragem conta a história de Waty, que sofre nas noites de lua cheia ao lembrar de fortes acontecimentos com sua família na aldeia em que viveu na infância.

“Malaria”
(Direção Edson Oda) Ficção/ 06 minutos/ SP/Malaria conta a história de Fabiano Carreira, jovem mercenário que foi contratado para matar a Morte. Curta realizado com uma combinação de técnicas de origami, time lapse, kirigami, quadrinhos e nanquim.

“Muro”
(Direção Tião) Experimental/ 18 minutos/ PE/ Alma no vazio, deserto em expansão.  Curta premiado no Festival de Cannes de 2009.

“SERENKATO”
“O Canto da Floresta” (Direção Jonathas Bernard) Documentário/ 15 minutos/ RR/ Na comunidade de Campo Alegre, Roraima, região norte da Amazônia brasileira, o filme Serenkato revela a paixão da etnia macuxi pela música indígena que há tempos é inspirada nos seus mitos e na natureza para criar uma arte que encontra na voz das crianças e jovens a sua mais sublime expressão.

SERVIÇO
Feirinha de Artes
Data: 06 e 07 de abril
Local: UFRR
Informações: 99172-2718