Polícia

Ex-presidiário é preso com anotações do crime organizado, pistola e droga

Durante a operação policial, foi apreendido o irmão do suspeito, que é menor de idade, suspeito de já estar atuando no tráfico de drogas

Na manhã desta quinta-feira, 23, por volta das 9h, depois de ficar em campana próximo a uma residência na Rua C-35, no bairro Equatorial, zona oeste de Boa Vista, a equipe da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), integrada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), conseguiu prender em flagrante o ex-presidiário Jhon Lucas Silva Nunes, vulgo “Papo Reto”, de 19 anos, em posse de pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, carregada com nove munições, além de um pacote contendo cocaína, R$ 1 mil em dinheiro trocado e anotações do tráfico de drogas.

A ação policial ocorreu após a Dicap receber denúncia de que um foragido estava gerenciando o tráfico no bairro Equatorial. “Fizemos o monitoramento a partir das informações de que ele pertence a uma facção criminosa e que estaria em posse de arma de fogo. Além disso, recebemos a informação de que era foragido do sistema prisional”, explicou o chefe da Dicap, Roney Cruz.

Durante o monitoramento observou-se que o indivíduo não era foragido, mas um ex-presidiário que já tinha cumprido pena na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) por receptação. “Analisamos que havia uma movimentação na residência. Pela manhã fomos ao local e na hora da abordagem conseguimos abrir uma janela. Quando ele percebeu que estávamos batendo na porta, tentou se desfazer da arma”, destacou Cruz.

Na mesma ação, o irmão do ex-presidiário, um adolescente de 16 anos, foi apreendido com pedras de pasta base de cocaína e três aparelhos celulares. “No monitoramento, percebemos que havia outra residência próxima, que pertence à mãe do Jhon, onde encontramos no quarto do irmão, menor de idade, que já está atuando no tráfico, a pasta base de cocaína e três celulares”, acrescentou o chefe da Dicap.

Os telefones serão entregues à Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ) juntamente com o menor. “Possivelmente um dos aparelhos é dele e o restante penso que seja fruto de troca por entorpecentes”, frisou Roney.

O ex-presidiário foi apresentado ao delegado titular do 4º Distrito Policial para que o procedimento policial fosse executado. “Ele foi autuado em flagrante por tráfico, por porte ilegal de arma de fogo e por organização criminosa, pelo delegado Fernando Olegário. Vai passar por audiência de custódia”, frisou Cruz.

Conforme as informações da Dicap, o elemento é um velho conhecido da polícia e guardava R$ 1.088,00 em dinheiro trocado, configurando o tráfico, um pacote médio com cocaína e anotações do tráfico sobre contabilidade, nomes de quem está devendo ou pagou os entorpecentes. Todo o material foi entregue para a Polícia Civil, a fim de fazer análise e investigar outras pessoas que tenham relação com o suspeito. (J.B)