Cultura

Ex-regente da Sinfônica de SP ministra oficina em Boa Vista

O maestro apresentou aos alunos um pouco sobre prática em conjunto e repertórios próprios para bandas sinfônicas.

Desde quarta-feira, 04, os músicos da Banda Juvenil do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) estão participando da Oficina de Sopros e Prática de Banda, ministrada pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa, que regeu a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) por mais de 15 anos.

A oficina faz parte do 7o Festival Música na Estrada, e é destinada aos instrumentistas de saxofone, clarinete, trombone, trompete, flauta, tuba, bombardino, entre outros do naipe de sopro.

O maestro apresentou aos jovens da Banda Juvenil técnicas de respiração, postura, digitação, além de abordar um pouco sobre prática em conjunto e repertórios próprios para bandas sinfônicas.

“Os meninos da Banda Juvenil são muito bem orientados pelos seus professores. Isso vai render bons frutos no futuro. A maioria dos nossos instrumentistas de sopro vieram de projetos culturais comunitários, de igrejas, da escola.”, comentou Marcos.

O jovem Edson Barbosa, de 16 anos, estuda sax alto há seis meses. Para ele, participar da oficina lhe deu um vislumbre maior sobre o papel do instrumentista numa banda ou orquestra.

“Aprendi coisas que ajudam bastante um músico iniciante como eu. Estou aproveitando ao máximo, pois quero um dia fazer faculdade de música e depois dar aulas e poder fazer parte de uma banda como do Exército ou da Polícia Militar”, disse o músico.

Para o diretor artístico do IBVM, maestro Felício, os eventos produzidos pelo instituto representam forte contribuição à formação cultural, artística, intelectual e social da população.

“Este é um processo multiplicador. Isso contribui com a conscientização dos nossos alunos e professores e da sociedade em geral. Então, creio que eventos como o ‘Música na Estrada’ são muito proveitosos para o fomento de algo bem maior”.

PROGRAMAÇÃO: APRESENTAÇÕES

Sexta-feira (06)

19h – Banda Municipal – Pátio Roraima Shopping

19h30 – Concerto da Orquestra de Câmara, com maestro Bruno Nascimento – Igreja Matriz

Sábado (07)

20h – Orquestra de Câmara do Amazonas – participação da cantora Carol Martins – CAF

Domingo (08)

20h – Espetáculo “Sons da Amazônia” – Karine Aguiar e a banda Jungle Jazz – CAF

OFICINAS E ENSAIOS VOCAIS– Ministrada pela Profa Natália Sakouro (Maestrina e professora de Canto Lírico do Madrigal Ivete Ibiapina (Manaus) / Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas) 

Sexta-feira (06)

09h às 11h – ArtCanto – Braços Abertos

14h às 17h – Coral Infantil do IBVM + ArtCanto – Vila Olímpica

* OFICINAS DE VIOLÃO – ministradas por Benjamin Prestes e Carlos Junior (Orquestra de Violões do Amazonas)

Sexta-feira (06)

08h às 11h – Orquestra de Violões do IBVM – Vila Olímpica

* OFICINA DE SOPROS E PRÁTICAS DE BANDA – ministrada por maestro Marcos Sadao Shirakawa, diretor Artístico do Instituto Relfe

Sexta-feira (06)

08h às 11h – Banda Juvenil – Vila Olímpica

14h às 17h – Banda Municipal – Vila Olímpica

* OFICINA DE REGÊNCIA E PRÁTICAS ORQUESTRAIS – Ministrada por maestro Bruno Nascimento, professor de regência e canto coral da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Sexta-feira (06)

14h às 17h – Orquestra de Câmara do IBVM – Vila Olímpica

Sobre o festival – Desde 2011, o “Música na Estrada” promove acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento musical através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país.

Inteiramente gratuita, a programação contempla a música clássica, oferecendo também artes cênicas e música instrumental, em paralelo às oficinas de música e dança.

Promovido com anuência do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas, o festival é considerado um dos mais expressivos projetos culturais na região norte.