Cultura

Exageros alimentares causam prejuízos à digestão

Entenda por que exageros fazem mal a saúde. O indicado é comer porções menores a cada três horas

É comum dizer ou escutar dos amigos após um almoço em família, festa de aniversário ou churrasco com os amigos “Ai, comi demais”. O convite para eventos ou festas em família é um abre alas para os exageros alimentares. Quando a comida é gostosa é comum passar da conta, mesmo sabendo que existem conseqüências para o organismo.

Comer demais pode causar um mal estar e prejudicar a digestão. A mesa repleta de coisas gostosas é convidativa. De acordo com a nutricionista Ana Paula Lima, as comidas gordurosas são um grande perigo, pois ficam mais tempo no estômago que as outras e podem causar indigestão.

“Gorduras são alimentos que devemos evitar ou comer em pouca quantidade, mesmo em festas e reuniões procure por alimentos mais leves como a salada, e carboidratos saudáveis como a batata doce e a macaxeira”, indica a especialista.

O grande consumo de álcool também está aliado ao exagero, ele provoca falta de açúcar no sangue e desidrata. “Beber bastantes sucos e água contribuem com a hidratação do corpo e podem até ajudar na hora da ressaca”, afirma.

A cafeína quando consumida em excesso faz perder o sono, acelera o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar. As substâncias estimulantes presentes na fórmula do energético causam ansiedade, agitação e dor de cabeça. Além disso, esta bebida não hidrata, muito pelo contrário, tem ação diurética, que faz o organismo eliminar líquido.

“Toda essa mistura contribui para o mal-estar. O estômago fica sensível e no dia seguinte é comum a perda da fome. É recomendado ter uma alimentação leve, mas nada de dieta anti-intoxicante. É importante não investir na automedicação. Se for o caso de uma intoxicação, devido a comidas estragadas ou a alergia a algum alimento procure um médico”, ressaltou a nutricionista.

Facilite a digestão

Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como a azia e a prisão de ventre, que estão entre os desconfortos mais populares. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na própria dieta, com a ingestão de alimentos que possuem propriedades digestivas.

É sempre bom consumir legumes e verduras. Além de serem ricos em fibras, vitaminas, é bastante saciável e ajuda a emagrecer; porém acelera o metabolismo, e ajudam a limpar as toxinas do organismo. Você pode melhorá-la com a ingestão de alguns hábitos como mastigar bem os alimentos antes de engolir.

“Ao mastigar, estará aumentando a saliva e as enzimas digestivas e também os sucos que ajudam no processo de digestão dos alimentos. Quando todos os alimentos são bem digeridos, a eficiência da digestão vai fornecer mais nutrientes para executar os vários processos do organismo”, explicou a nutricionista.

Outra dica é não beber as refeições, sobretudo bebidas frias. A digestão começa logo que o alimento entra na boca. A primeira parte da digestão faz-se a mastigar os alimentos. Na segunda, a mastigação liberta enzimas digestivas para digerir o alimento. “Não é aconselhável diluir essas enzimas digestivas na água. Elas são necessárias para digerir o alimento. Exceção feita aos chás digestivos que, em pequenas quantidades, ajudam a digestão”, completou.

Fibras

As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cereais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar, que o mecanismo de ação de cada uma é diferente.

Frutas

Frutas como ameixa, abacaxi e mamão são indicados para manter o organismo em bom funcionamento, pois facilitam a digestão. Isso acontece devido seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é uma fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal.

O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas.

Publicidade