Entretenimento

Exército Brasileiro realiza exposição comemorativa em shopping

O evento é gratuito e acontece na sexta-feira, 18, e sábado, 19, das 10h às 22h

Em alusão ao Dia do Soldado, celebrado no próximo dia 25, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva vai realizar uma exposição com a participação de todas as unidades militares de Boa Vista no Pátio Roraima.

Ao todo, serão sete estandes montados no segundo piso do shopping, com informações gerais ao público sobre alistamento militar e demais formas de ingresso no Exército Brasileiro, além de distribuição de materiais informativos para crianças e adultos, exposição de vídeos, armamentos e viaturas, além de atendimento médico básico. O evento é gratuito e acontece na sexta-feira, 18, e sábado, 19, das 10h às 22h.

A parceria entre o Exército Brasileiro e o Pátio Roraima Shopping é antiga e já rendeu alguns eventos comemorativos ao longo dos últimos anos. Dessa vez, segundo a 1ª Brigada, a exposição será mais completa e contará com mais soldados em ação.

A intenção, conforme explicou o capitão Martins, que está à frente da organização do evento, é estreitar o bom relacionamento com o segmento civil da sociedade, expor um resumo das atividades e generalidades do emprego da Força Terrestre, sanar as dúvidas da sociedade quanto ao Serviço Militar Obrigatório e as particularidades da Seleção Complementar, além de comemorar o Dia do Soldado.

“O público será surpreendido. Teremos muitas atividades e algumas surpresas. Teremos exposição de Viaturas e Cozinha de Campanha, um estande próprio para Comunicação Social, exposição de materiais de Comunicações e Eletrônica, utilização e demonstração dos Óculos de Visão Noturna, entre outros. Estaremos os dois dias esperando as famílias durante todo o horário de funcionamento do shopping”, convidou.

Os sete estandes serão montados próximo à entrada do segundo piso. Já a exposição de viaturas, ficará no estacionamento do shopping, em frente à entrada, próximo ao Super Atacado Nova Era. Os visitantes também terão acesso a um modelo de combatente de comunicações, empregado em ambiente de Selva e poderão também realizar exames de pequena complexidade, como aferição de pressão arterial, nível de glicose e outros.

Para a gerente de Marketing do Pátio, Aline Aguiar, a parceria com o Exército Brasileiro é uma maneira de aproximar os civis do maior defensor brasileiro, além de sanar diversas dúvidas. “O público poderá conhecer o trabalho que o exército realiza, que vai muito além de defender o país. A data comemorativa é para eles, mas o presente da exposição é para todos. O evento é uma ótima opção para entretenimento para toda a família”, garantiu.

Origem da Data

O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Serviço Militar

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

Serviço
Exposição do Exército Brasileiro no Pátio Roraima Shopping
Data: Sexta-feira e sábado, 18 e 19 de agosto
Local: Segundo piso do Pátio Roraima Shopping
Hora: das 10h às 22h
Entrada Franca