Polícia

Exército apreende contrabandistas na fronteira com a Venezuela

Quatorze pessoas foram detidas neste final de semana no município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, com material possivelmente oriundo de contrabando do país vizinho. A ação foi realizada por integrantes da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), que realizaram patrulhamento nas estradas vicinais e trilhas localizadas nas proximidades da fronteira.

As abordagens iniciaram após ser dada a advertência verbal de parada a suspeitos, onde quatro se renderam. Três suspeitos fugiram em direção a região de mata, sendo que um dos indivíduos realizou cinco disparos contra a patrulha. A patrulha reagiu e também realizou disparos de munição menos letal, no intuito de realizar a própria defesa e capturar os contrabandistas.

Na sequência ainda foram detidos mais dez cidadãos de nacionalidade venezuelana tentando ingressar no Brasil de forma clandestina com material proveniente de descaminho. Houve ainda a necessidade de acionar mais dois grupos de combate do 7º BIS com a finalidade de realizar vistoria na área de mata e intensificar o patrulhamento na BR-174. Todos envolvidos e o material apreendido foram encaminhados a Polícia Federal.

As ações realizadas pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva não têm prazo para terminar. A assessoria de comunicação da Brigada informou que “tentativas de agressão, como tiros a patrulha entre outros, serão respondidas na mesma proporção”.