Polícia

Exército apreende material de garimpo abandonado em área indígena

Como não se pôde precisar a autoria, parte dos itens foi encaminhado ao IBAMA e a outra parte à Receita Federal.

Em mais uma nova ação da Operação Ágata, em Roraima, o Exército brasileiro realizou uma grande apreensão de materiais que contribuiria para abastecer a garimpagem ilegal na região do Furo do Arame, na Terra Indígena (TI) Yanomami, às margens do rio Uraricoera, a noroeste do Estado. 

Foram apreendidos mais de 300 galões de 50 litros de diesel (15.000L), 35 galões de 50L de gasolina (1.750L), 4 embarcações 12m, 3 motores de popa, 3 geradores, uma motobomba, mangueiras usadas para garimpagem, além de gêneros alimentícios, com prejuízo calculado em aproximadamente de R$ 260 mil. 

O material foi encontrado abandonado, as margens do Rio Uraricuera, por ocasião da realização de uma patrulha na região. Haviam indícios da presença de pessoas no local, que ao perceberem a aproximação do Exército, provavelmente se evadiram. A tropa realizou, também, uma varredura nas imediações e outros materiais foram encontrados. Como não se pôde precisar a autoria, parte dos itens foi encaminhado ao IBAMA e a outra parte à Receita Federal.

A ação foi realizada pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por intermédio do 3º Pelotão Especial de Fronteira, do Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva.

Um dos objetivos da Operação Ágata é desestruturar a logística do garimpo e com isso atuar no combate a ilícitos transnacionais e ambientais na Amazônia Brasileira. A operação provocou em apenas dois dias um prejuízo na ordem de R$ 300 mil.

“A 1ª Brigada de Infantaria de Selva continuará cumprindo sua missão constitucional de fiscalizar e proteger a fronteira mais setentrional de nosso país” afirmou a assessoria de comunicação do Exército.

Publicidade