Cotidiano

Exército conclui segundo envio de imigrantes venezuelanos

Avião levando mais 163 pessoas decolou do aeroporto da Capital por volta das 09h; O destino dos imigrantes será as cidades de Cuiabá e São Paulo

O Exército Brasileiro, instituição responsável por coordenar as ações humanitárias relacionadas à crise migratória de venezuelanos em Roraima, concluiu nesta sexta-feira, 6, o processo de envio dos primeiros imigrantes para outros estados do país. A medida faz parte do processo de interiorização anunciado no início do ano pelo presidente Michel Temer (MDB).

Na ação de hoje, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Cantanhede por volta das 09h. Ao todo, 163 imigrantes foram embarcados. O destino do grupo serão as cidades de Cuiabá (MT) e São Paulo (SP).

Segundo a Casa Civil da Presidência da Republica, dos 163 imigrantes contemplados pela medida, 70 ficarão em abrigos administrados por entidades civil da capital de Mato Grosso, enquanto os 93 venezuelanos restantes seguem para São Paulo, onde ficarão em abrigos administrados pelo poder público.

O processo de interiorização dos imigrantes venezuelanos foi iniciado na manhã de ontem, 5, com o enviou de 116 para São Paulo. Outras cidades do país estão sendo preparadas, mas ainda não há uma definição da retomada das atividades. O custo da ação está sendo realizado por meio dos R$ 190 milhões repassados pelo Governo Federal, graças a uma medida provisória sancionada pelo presidente Temer.