Cotidiano

Exército destrói acampamento de garimpo ilegal na Terra Yanomami

Uma área que servia de acampamento para garimpeiros que trabalhavam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami foi destruída pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva Aeromóvel, sediado em Manaus (AM), durante a Operação Curaretinga IX, na segunda-feira, 27. 

A ação conjunta está sendo realizada no Rio Uraricoera, Norte do Estado, com apoio da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com informações do Exército, os garimpeiros conseguiram fugir para o interior da selva. O material de garimpagem foi aprendido e o acampamento inutilizado.

A Operação Curaretinga IX visa coibir crimes transfronteiriços e ambientais nas regiões de fronteira do Estado. Em pouco menos de três meses, de 23 de janeiro a 17 de março, o Exército apreendeu 1.434 litros de gasolina, 7,2 kg de drogas e 12 veículos, além de prender 10 indivíduos.

Ainda como parte do desdobramento da operação, a 1ª Brigada, por meio do 10º Grupo de Artilharia de Selva, realizou ações de combate a ilícitos através de Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e patrulhamentos na faixa de fronteira de Roraima. Foram apreendidos 7 metros cúbicos de madeira Itaúba proveniente de extração ilegal. A apreensão ocorreu no Km 500 da região de Novo Paraíso, no Município de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado.