Cotidiano

Exército e ACNUR iniciam processo de interiorização de venezuelanos

Ônibus fazem o transporte dos primeiros venezuelanos beneficiados com plano de interiorização

O processo de interiorização dos imigrantes que vivem em Roraima já começou. Coordenadas pelo Exército Brasileiro e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), as primeiras ações estão sendo realizadas neste momento no abrigo montado no ginásio do bairro Tancredo Neves. De acordo com informações extra-oficiais que a FolhaWeb teve acesso, os destinos no momento devem ser São Paulo e Cuiabá.

Inicialmente, estima-se que 300 imigrantes venham a ser levados para outros estados, mas os detalhes da operação serão revelados em coletiva de imprensa marcada para às 10 horas desta terça-feira, 3, no auditório do Quartel General da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), no bairro 13 de Setembro, zona Sul da capital.   

Segundo dados da Casa Civil da Presidência da República, 77% dos venezuelanos que vivem em Roraima tem interesse no processo de interiorização, mas apenas os que estão em situação documental regular no país serão beneficiados pelo plano. A ênfase será principalmente naqueles com potencial de inserção no mercado de trabalho.

Ainda segundo a Casa Civil, o custo da ação deverá ser de R$ 2 milhões, além da participação da rede de acolhimento federal.