Polícia

Exército e Ibama apreendem armas e fiscalizam rios de Roraima

30 quelônios e 6 tartarugas foram devolvidos para o habitat natural e locais de pesca predatória foram interditados

A fim de contribuir com o Comando Militar da Amazônia na redução de ilícitos ambientais, e na intensificação da presença militar na Amazônia Brasileira, estão sendo feitas ações preventivas e repressivas nas águas dos rios de Roraima.

A ação foi nomeada de Operação Matrinxã, iniciou dia 22 de agosto e está prevenindo e reprimir a caça e captura ilegal de tartarugas e outros quelônios na região do baixo Rio Branco.

Participam da operação os militares do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva e fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)

Em 10 dias de operação, as equipes de militares e do IBAMA já aprenderam três armas, duas com calibre 12 e uma calibre 16, interditaram um local de pesca predatória nas proximidades do Rio Anauá, e destruíram armadilhas para pesca predatória na Ilha Santander.

Também fizeram o reconhecimento da Ilha Santa Maria do Boiaçu, e apreenderam e soltaram seis tartarugas e 30 tracajás na Vila Demando. Por fim, foi feito o reconhecimento de todo o percurso fluvial de Caracaraí até a foz do Rio Branco no Amazonas.