Cotidiano

Exército entra no combate ao Aedes aegypti em Boa Vista

A previsão é que os militares visitem 2.265 imóveis no bairro 13 de Setembro. Os próximos bairros a serem visitados serão o São Francisco e o Mecejana. 

Mais uma vez, os militares do Exército Brasileiro, da 1ª Brigada de Infantaria e Selva estão atundo no reforço ao trabalho de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, nesse período de fortes chuvas.


As ações já começaram. Mais de 20 militares estão visitando as casas do bairro 13 de Setembro, em parceria com os agentes municipais de Saúde de Boa Vista. A ideia é intensificar ainda mais as atividades de orientação e conscientização aos moradores em relação ao cuidado com possíveis criadouros dentro dos quintais.


Conforme o LIRAa  (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti), o  bairro 13 de setembro foi um dos bairros com alto risco de infestação das doenças, com 13,3%.


A previsão é que os militares visitem 2.265 imóveis nesse bairro. Os próximos bairros a serem visitados serão o São Francisco e o Mecejana, também com a parceria do Exército. Os outros bairros estão recebendo as visitas de rotina dos agentes de combate às endemias.


Os principais criadouros do Aedes aegypti podem ser encontrados em lixo doméstico condicionado de maneira inadequada, tampas de garrafa, plásticos e outros objetos que acumulem água nos quintais e até mesmo dentro das residências.


“Por isso é importante a parceria da população, nas visitas orientamos sempre a importância de acondicionar corretamente o lixo, amarrando bem a boca do saco, evitando deixar garrafas e tampas espalhados, pois são situações que fazem com que o mosquito se prolifere”, explica a diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Maria da Conceição dos Santos.