Cotidiano

Exército implantará posto de triagem no Latife Salomão

Governo Federal já destinou R$ 190 milhões para o comitê que administra a crise imigratória em Roraima

O Exército Brasileiro começou a fazer reparos no prédio do Latife Salomão, no bairro Mecejana que irá se transformar em um posto de triagem para venezuelanos. De acordo com o Tenente-coronel Lima Gonçalves, o objetivo é diminuir a presença de venezuelanos nas ruas da cidade nesse período de chuvas. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Boa Vista e do Tribunal de Justiça que está sob responsabilidade do prédio.

“Esse posto só entrará em funcionamento a partir do momento em que os próximos cinco abrigos estiverem prontos para receberem novos imigrantes. O Latife Salomão servirá como um ponto estratégico para passagem dos venezuelanos, porém eles não serão abrigados no local. Com essa medida, queremos diminuir a quantidade de pessoas nas ruas retirando esses venezuelanos de situação de vulnerabilidade, e assim dando mais seguranças para os imigrantes e brasileiros” informou.

Novos Abrigos

Os quatro abrigos na Capital terão capacidade total de 2 mil pessoas.. Segundo o Ministério da Defesa, há atualmente cerca de 2 mil venezuelanos em abrigos de Boa Vista. São eles: Jardim Floresta, São Vicente, Tancredo Neves, Pintolândia e Hélio Campos.

O primeiro abrigo a ser inaugurado será em Boa Vista, no bairro Nova Canaã. A previsão é que o espaço já esteja pronto e adaptado para recebimento de pessoas em dez dias. Para os demais, a previsão é que a montagem seja concluída até meados de maio.

A administração do espaço deverá ficar a cargo de organizações não-governamentais, com apoio do Exército Brasileiro. A construção dos novos abrigos será promovida a partir da Medida Provisória 823, que abriu crédito extraordinário de R$ 190 milhões do Ministério da Defesa.

Publicidade