Cotidiano

Exército inaugura o décimo abrigo em Roraima

O novo abrigo tem capacidade para até 600 pessoas

A Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima inaugura hoje, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR), o abrigo Rondon 1, em Boa Vista. A área oferecida tem capacidade para até 600 pessoas e é destinada para o acolhimento de imigrantes oriundos da Venezuela, que se encontram em locais públicos da cidade. Ao todo, foram montadas 116 residências no padrão da Organização das Nações Unidas (ONU).


Serão direcionados ao abrigo famílias localizadas nas redondezas da Rodoviária Internacional de Boa Vista, pátio da Igreja Consolata, em frente ao abrigo Jardim Floresta, entre outros. Os imigrantes passarão por um cadastramento, serão vacinados e farão a identidade.

 

Este é o primeiro abrigo da América Latina com casas desse modelo. As residências comportam até seis pessoas, possuem quatro janelas, divisória, energia solar renovável e são usadas em situações de vulnerabilidade, assim como as dos venezuelanos que para o Brasil se deslocaram. 

Cerca de 30 militares da Força-Tarefa, funcionários da Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil) e voluntários da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Humanos (ADRA) foram capacitados na montagem das casas. 


Essas pessoas foram aptas para difundir conhecimentos, permitindo que ocorresse um mutirão de 150 homens da 1ª Brigada de Infantaria de Selva para que finalizassem o trabalho em três dias. A estrutura do Rondon 1 foi construída por militares do 6º Batalhão de Engenharia de Construção com reforço de engenheiros de diversas unidades do Exército Brasileiro de todo o país.

A Força-Tarefa


O trabalho das Forças Armadas na Operação Acolhida é montar estruturas para abrigos, fornecer alimentação, transporte, atendimento médico e segurança. Diversas organizações, entidades e iniciativa privada realizam ações humanitárias nos abrigos, abrangendo tanto o público infantil como o adulto.

Com informações Ascom/Exército

Publicidade