Cotidiano

Exército irá reforçar os cuidados na entrada de venezuelanos em Pacaraima

O fluxo diário de venezuelanos atravessando a fronteira em direção ao município de Pacaraima, ao norte de Roraima, tem causado problemas na região. Desde famílias dormindo em praça pública a ocorrências policias envolvendo morte e assaltos. Para ajudar a resolver essa situação, o Exército Brasileiro irá reforçar os cuidados na entrada de venezuelanos no município de Pacaraima.

Em entrevista ao jornal amazonense A Crítica, o chefe do Comando Logístico do Exército, general Teóphilo Gaspar, informou que será montada uma base para fazer triagem de imigrantes. “Eles estão ficando nas praças. Existe um perigo de eles se aliarem com a marginalidade que existe lá. A gente sabe que a necessidade por comida faz qualquer pessoa tomar atitudes inesperadas, então isso nos preocupa bastante”, disse.

Ele ressaltou que a triagem da imigração irá auxiliar no controle sanitário, regularizar a situação dos imigrantes com visto no Consulado e visto de permanência.

“Além disso, será importante acertar a Carteira de Trabalho e ajustar a vida desse cidadão venezuelano que adentra o nosso país com o intuito de procurar um emprego. Isso vai evitar que aquilo vire uma epidemia ou vire uma inflação em todo o País”, informou em entrevista ao jornal A Crítica.

Segundo o Exército, cerca de 40 pessoas entram no Estado diariamente em busca de asilo político e aproveitam para buscar melhores condições de vida. Boa parte cruza a fronteira pedindo abrigo por problemas políticos no país. Para Gaspar, os venezuelanos que estão nesta situação não podem ser considerados como refugiados. “Não podemos chamar de refugiados porque hoje só são chamados assim aqueles que são perseguidos politicamente, o que eles não são”, declarou.

Para que o auxílio seja efetivado, o Comando Logístico do Exército Brasileiro aguarda um posicionamento do Governo do Estado para pedir apoio oficial no controle. Teóphilo Gaspar destacou, porém, que uma equipe liderada pelo general da Brigada, Eduardo Pazuello, está fazendo um levantamento de custos para levar uma base logística para Roraima.

O Governo do Estado não solicitou a ajuda ao Exército Brasileiro, mas em contrapartida criou no município de Pacaraima o primeiro Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), coordenado pelo Gabinete Integrado de Gestão Migratória (GIGM).

O Centro, que está localizado no posto de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em Pacaraima, tem por objetivo cadastrar os venezuelanos que adentram o território roraimense pela fronteira daquele município. Segundo o tenente Emerson Lima, do Corpo de Bombeiros Militar, o cadastramento visa controlar a entrada dos venezuelanos para poder oferecer a orientação necessária.

“Com as informações do cadastramento, poderemos direcionar os esforços do Governo do Estado e orientar os imigrantes econômicos oriundos da Venezuela. Muitos deles procuram trabalho, saúde ou assistência social, e o cadastramento nos permitirá conhecer quem é esse imigrante e de que tipo de orientação ele precisa”, disse.

Outros CAMs serão instalados durante a próxima semana. “Pelo menos mais um ou dois CAMs serão instalados em Boa Vista para cadastramento e controle dos venezuelanos que já estão na nossa Capital e será decidido em reunião do Gabinete Integrado de Gestão Migratórias (GIGM) nessa próxima segunda-feira”, informou o secretário executivo de Defesa Civil, tenente-coronel Doriedson Ribeiro.

Somente no sábado, dia 22, foram realizados 119 cadastramentos pelo Centro instalado em Pacaraima. A maioria dos cadastrados busca melhores condições de vida e trabalho, uma vez que o país vizinho apresenta condições econômicas difíceis, sem perspectiva de melhora em curto prazo.