Cotidiano

Exército mantém fiscalização nas rodovias no feriado de Carnaval

Operação em curso desde janeiro tem a finalidade de combater e inibir crimes nas áreas de fronteira do Estado de Roraima

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª BdaInfSl) divulgou os resultados obtidos no primeiro mês de ação intensificada da Operação Escudo durante coletiva na manhã de ontem, 23. A operação tem como objetivo combater ilícitos transfronteiriços e ambientais nas faixas de fronteira do Estado de Roraima. Além da apreensão de combustível, veículos e armas, pessoas foram detidas.

Com a chegada do Carnaval, o comandante da 1ª Brigada, general Algacir Antônio Polsin, explicou que o trabalho será mantido normalmente, variando o efetivo, locais e horários. Para o procedimento, o Exército atua em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Civil, Receita Federal e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr), a partir da especificidade de cada situação.

Durante o período de fiscalização, foram mais de quatro mil quilômetros percorridos, 100 Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) realizados e 17.200 veículos revistados. As apreensões somaram 3,6 quilos de entorpecentes, quase 1,4 mil litros de combustível, 750 quilos de sabão em pó, 10 veículos e duas armas. Durante as ações, nove indivíduos foram detidos. Os crimes mais comuns são os ambientais, como material utilizado para caça.

Além dos Postos de Bloqueio, são realizadas ações na faixa de fronteira por meio de patrulhas a pé, motorizadas, aéreas e fluviais. Segundo o comandante da 1ª Brigada, general Algacir Antônio Polsin, o trabalho tem amparo nas leis complementares 97, 117 e 336. “As leis dão poder de polícia, visando combater ilícitos transfronteiriços e ambientais. O trabalho na faixa de fronteira é realizado sempre, só foi intensificado desde janeiro”, explicou. (A.G.G)

Comandante diz que ação proporciona sensação de segurança à população

O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª BdaInfSl), ressaltou que outro resultado obtido foi a sensação de segurança da população durante as vistorias. Ele explicou que, durante o procedimento, foi constatado que os motoristas se sentem confortáveis em ter o carro revistado, tendo em vista que é uma ação que prevê a segurança de todos. “Agradeço a compreensão da população civil por nos ajudar”, frisou.

A equipe de reportagem da Folha foi até o Posto de Bloqueio localizado no início da Ponte dos Macuxi, na BR-401, na divisa dos bairros São Vicente e 13 de Setembro, zona Sul da Capital, e confirmou a avaliação positiva junto a motoristas que passavam no local.

Para a professora Michele Gomes, o motorista Elinaldo Silva e o autônomo Francisco de Melo, as ações são bem recebidas pela educação com que os agentes fazem o contato e pela segurança que sentem. “Não me incomodo em ser revistado. Nenhuma pessoa de bem vai se incomodar”, disse Melo. (A.G.G)