Cotidiano

Exército realiza interdição de pista clandestina

A 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), realizou na terça-feira, 14, a interdição de pista de pouso clandestina, utilizada para garimpagem ilegal, no Rio Couto de Magalhães, na região do alto Mucajaí, durante a Operação Curare IX.


Na oportunidade, militares do Exército, juntamente com agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Policia Militar de Roraima (PMRR), destruiram uma pista de pouso clandestina, conhecida como “pista do valmor”, bem como realizaram a destruição de um acampamento, que servia como base para os garimpeiros.

Na ação, também foram apreendidos 02 motores de draga, 01 motor rabeta, 01 canoa de madeira, 150 l de gasolina, 150 m de mangueira pra draga, bem como 06 munições cal 36 e 09 munições cal 28.


A Operação Curare IX, deflagrada em 13 de agosto, transcorre em conjunto com os órgãos das esferas federal e estadual e tem a finalidade de intensificar a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuindo no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais.

Ainda como parte do desdobramento da operação, a 1ª Brigada, por meio do 10º Grupo de Artilharia de Selva, realizou ações de combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais, quando na oportunidade houve a apreensão de madeira ilegal, no eixo da BR 174, ao sul do estado de Roraima. Ação contou com o apoio de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), um caminhão transportando ilegalmente oito toras de madeiras, no valor aproximado de 65 mil reais.

Foram realizadas todas as medidas administrativas por parte do IBAMA, assim como aplicação de multa no valor de 10 mil reais e a apreensão do veículo. As atividades da Operação Curare IX cumprem o dever legal previsto na Constituição Federal e são amparadas nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.