Cotidiano

Exército realiza novo envio de venezuelanos nesta terça-feira

O embarque dos voluntários no Aeroporto da capital está previsto para ocorrer às 8h

O Exército Brasileiro, por meio da Força-Tarefa Logística Humanitária, deve realizar nesta terça-feira, 24, a quinta fase do processo de interiorização de venezuelanos. O embarque dos imigrantes voluntários no Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Cantanhede está previsto para ocorrer às 8h.

Ao todo, 131 venezuelanos serão encaminhados para quatro cidades brasileiras, sendo 50 pessoas para Brasília; 36 para o Rio de Janeiro; 24 para Cuiabá; e 21 para São Paulo. Antes do embarque, todos os selecionados passam por uma série de procedimentos que inclui vacinação, realização de exames de saúde e confecção de documentação que auxilie na permanência no país.

O processo de interiorização é uma iniciativa que visa ajudar venezuelanos em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros Estados brasileiros. Todos os procedimentos referentes à medida são gerenciados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

A partir das vagas disponíveis e do perfil dos abrigos participantes do processo de interiorização, o Acnur identifica os interessados em participar da estratégia, atuando também na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que os imigrantes possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.

Na cidade de Cuiabá, por exemplo, os venezuelanos ficarão no Centro Pastoral do Migrante, da Sociedade dos Missionários de São Carlos, que recebe homens e mulheres solteiros, mães sozinhas e também famílias.

Em Brasília, a instituição que acolherá os imigrantes será Aldeia Infantil SOS, que atende famílias com crianças.

O Centro Pastoral do Migrante Missão Paz de São Paulo é quem será responsável por acolher os voluntários do processo. A entidade também recebe homens e mulheres solteiras, mães sozinhas e famílias.

Já a Casa de Acolhida Papa Francisco, administrada pelo Programa de Atendimento a Refugiados da Cáritas RJ, é quem vai acolher os venezuelanos na cidade do Rio.

ENCAMINHAMENTOS – Segundo o Acnur, desde a primeira etapa até agora, quase 700 pessoas foram encaminhadas para outros estados por meio do processo de interiorização, sendo 267 para São Paulo (SP), 165 para Manaus (AM), 95 para Cuiabá (MT), 69 para Igarassu (PE), 44 para Conde (PB) e 50 ao Rio de Janeiro (RJ).

*INFORMAÇÕES: Casa Civil da Presidência da República.