Política

Experiência de Estados servirá de base para reforma administrativa em Roraima

A experiência de governadores de quatro diferentes regiões do Brasil, que amargam crises financeiras e que buscam saídas para a reforma política e administrativa, servirá de base para os legisladores estaduais de Roraima conduzir os rumos do Estado. Os depoimentos foram feitos durante reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que uma das alternativas para os estados saírem da crise é o fortalecimento das unidades Federativas. “O Brasil tem realidades muito diferentes, então é preciso delegar mais aos Estados, como na área de execução penal, inquérito policial. Nós podemos fazer melhor, para economizar dinheiro e poder agilizar os serviços públicos”, disse, ao ressaltar que essa garantia de delegação aos estados está estabelecida no artigo 22, inciso único da Constituição Federal.

As experiências relacionadas aos ajustes da máquina administrativa, relatadas pelos governadores serão a base da receita para Roraima. “Com certeza, essa experiência vai contribuir na formação da nossa convicção no momento de votar projetos para a reforma administrativa tão necessária ao nosso Estado”, disse o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas (PRTB).

Para o governador do Paraná, Beto Richa, o debate da Unale vai contribuir para que os estados avancem em todas as questões que afligem o país. “Como o tema central são as reformas, que tanto preocupam os brasileiros, esse debate será uma contribuição muito forte para encontrarmos a solução e boas alternativas para que o Brasil possa retomar seu crescimento”, afirmou.

A deputada Aurelina Medeiros (PTN) ressaltou a experiência do governador do Piauí, Welligton Dias, que fez as reformas necessárias no Estado, apesar da popularidade dele ter despencado. “Eles trabalham em parceria com o Legislativo”, lembrou a parlamentar.

O deputado Evangelista Siqueira (PT) também ressaltou a experiência do Piauí. “O governo do Piauí é um exemplo porque tem trabalhado no enxugamento da máquina, da austeridade fiscal, sem mexer em programas de essência voltados ao trabalhador. Esse compartilhamento de experiência nos ajuda a levar essa discussão para Roraima e promovermos a discussão no âmbito do legislativo”, disse.

Para Lenir Rodrigues (PPS), as experiências das administrações de outros Estados mostram que eles cortaram a própria carne. “Pelo que foi exposto, eles foram criteriosos em fazer reformas internas, não ficaram esperando o poder público da União. Conseguiram fazer contingenciamento de despesas, se organizaram e puderam pedir empréstimos para investimentos. Esses exemplos mostram que eles [governadores] dão valor ao Poder Legislativo. É o Legislativo fortalecendo o Executivo. Grande lição para todos nós”, enfatizou.

Após conhecer as dificuldades enfrentadas pelos estados mais ricos, o deputado Masamy Eda (PMDB) ficou preocupado com a situação de Roraima. “Vejo tudo isso com muita preocupação, porque são estados ricos, que produzem e estão passando por dificuldade, temos que nos preocupar mais com Roraima, que é o menor da Federação e depende de recursos da União. Estamos acompanhando todas as palestras, vendo as dificuldades, e levar para casa essa lição, para no futuro termos uma economia próspera, gerar emprego e renda”, disse.

O deputado Naldo da Loteria (PSB) disse não ter dúvida da importância do debate. “Vamos levar essa experiência para o nosso Estado, que já vive uma crise institucional, é pequeno, muito protecionista e precisa de reforma administrativa para diminuir o custo e aumentar o poder da iniciativa privada para gerar mais empregos, combatendo a corrupção e aproveitando o enorme potencial que o Estado tem para alavancar a economia”, afirmou.