Cotidiano

Exportação de produtos roraimenses é tema de palestras no Agro Ex 2017

Evento visa ampliar o conhecimento e abrir caminhos alternativos para os agricultores rurais, como a exploração do mercado internacional

A Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Roraima (Mapa-RR), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, realiza nesta quinta-feira, 09, a 68ª edição da Agro Ex. O evento começa a partir das 08h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no campus Paricarana, no bairro Aeroporto, zona Norte.

A Agro Ex é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa com o objetivo de disseminar informações que estimulem o agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional, exportando seus produtos. Segundo o superintendente do Mapa-RR, Plácido Alves, a edição deste ano tem uma proposta diferente. “A ideia é não só trabalhar a questão de grãos, mas também a questão da fruticultura para alcançar outros mercados”, disse.

“A importância para o nosso produtor é trabalhar os canais de comercialização. Nós somos um Estado localizado na fronteira e temos que observar isso. Com a Agro Ex, a gente dá uma oportunidade para o nosso produtor pegar esse caminho do desenvolvimento com qualidade, alternativo aos mercados que ele já tem e oportuniza, ao mesmo tempo, a melhoria do preço do produto dele, agregar maior valor e ter a oportunidade de conversar com quem realmente trabalha na área de exportação”, explicou.

Conforme Alves, Roraima possui um produto de qualidade, mas ainda tem dificuldades no quesito da exportação. “Eu acho que a gente pode observar uma falta de conhecimento. A gente vê que o nosso produtor desconhece o caminho da porteira para frente. Da porteira para dentro, ele é um excelente profissional, mas na hora da comercialização falta esse conhecimento. Então, as instituições têm o compromisso e o dever em fornecer essas informações para o nosso produtor”.

AGRO EX – Durante o evento, que segue durante toda a manhã, na UFRR, serão tratados diversos temas com palestrantes de renome local e nacional, como Raul de Oliveira Fontoura, do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, e Ricardo Ossamu Maehara, do Departamento de Negociações Não Tarifárias, ambos da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa.

A primeira palestra abordará “Oportunidades e Desafios às Exportações do Agronegócio Brasileiro”. Em seguida, serão abordados “Fase de Pesquisa: Instrumentos para Conhecer os Mercados Internacionais”, “Fase de Organização: Integração Contratual – Uma Estratégia de Acesso ao Mercado Internacional”, “Fase de Agregação de Valor: Uso da Indicação Geográfica e Marca Coletiva” e “Fase das Exigências Agrícolas Internacionais: Exigências Internacionais para Produtos Agropecuários”.  (P.C.)