Cotidiano

Exportações de soja elevaram balança comercial de Roraima no ano passado

Em outubro, devido ao período da colheita do grão de soja ter ocorrido em grande escala, volume de exportação chegou a U$$ 7.591.978,00

A exportação de soja foi um dos fatores determinantes para a Balança Comercial de Roraima encerrar 2016 com superávit. Somente em outubro, devido ao período da colheita do grão ter ocorrido em grande escala, o volume de exportação do Estado chegou a U$$ 7.591.978,00 milhões, representando 69,67% do total registrado no período.

Além da soja, o arroz parboilizado, com 12, 28%, e a madeira, com 6,48%, estão entre os produtos mais exportados no Estado. Os principais compradores dos produtos roraimenses são os Países Baixos, como a Holanda, além dos vizinhos Venezuela e Guiana, que juntos corresponderam a quase 80% do volume.

No período de julho a dezembro, a Balança Comercial de Roraima apresentou um saldo superavitário. O levantamento foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), que apontou saldo positivo de US$ 109.487 mil dólares.

IMPORTAÇÕES – As importações do segundo semestre de 2016, segundo a Fier, tiveram um maior valor no mês de novembro, devido a aquisição de Aviões e Outros Veículos Aéreos, que comandou cerca de 63% do volume.  Somente em novembro, as importações chegaram a US$ 1.076.988,00 milhão de dólares.

Aparelhos e instrumentos mecânicos, aeronaves, arroz descascado e borracha estão entre os produtos mais importados por Roraima no 2º semestre de 2016. Juntos, os itens correspondem a mais de U$$ 2, 8 milhões de dólares.

A importação de energia elétrica comandou apenas 3,53% do total de importações, diferentemente do primeiro semestre, em que o item comandava quase 42% do valor total das importações.

Entre os países que mais enviam produtos a Roraima, estão China, Alemanha, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Malásia, Taiwan, Estados Unidos e Ucrânia.

BALANÇA – A Balança Comercial do Estado de Roraima é definida a partir da comparação entre o montante gerado pelas exportações e importações.

O saldo é registrado a partir da diferença entre estas operações, em que a expectativa é de que se obtenha um volume maior de vendas dos nossos produtos para o mercado exterior e que haja menos aquisições de produtos provenientes de outros países.

Em termos simplificados, espera-se que a economia local seja cada vez mais autossuficiente e que a compra de seus insumos dependa menos dos fornecedores estrangeiros, de forma a fortalecer a competitividade do Estado e do país. (L.G.C)

Saiba quais foram os produtos mais exportados por Roraima de julho a dezembro do ano passado: