Cultura

Exposição gratuita mostra mascotes das copas

Os mascotes foram recriados por acadêmicos do curso de Design Gráfico e Publicidade de uma instituição de ensino local.

Quando se trata de futebol, o brasileiro supera expectativas. É um caso de amor (às vezes de ódio), de muita comoção e criatividade. Prova disso é o que cinco acadêmicos do curso de Design Gráfico e Publicidade, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, fizeram: aproveitaram a temática da Copa 2018 e recriaram 14 mascotes das copas de 1966 a 2018. O projeto ganhou parceria do Pátio Roraima Shopping que transformou a ideia em uma exposição, que ficará disponível até o final dos jogos.

Tudo começou com um projeto do curso chamado “Free-la”, que visa ajudar na iniciação ao mercado de trabalho. Os cincos acadêmicos se uniram, mas, antes de “pôr a mão na massa”, precisaram pensar em uma temática especial e atrativa. Unindo o amor pelo futebol, pela seleção brasileira e aproveitando o período da Copa 2018, nasceu a ideia: trazer de volta mascotes de décadas atrás.

De acordo com Maíza Aciole, uma das acadêmicas, a principal intenção é representar por meio do (re) design o sentimento dos brasileiros pela cultura do futebol. “Nosso objetivo, além de contribuir com a construção na área do Design Gráfico e da Publicidade, é estimular o espírito torcedor nessa copa e a capacidade reflexiva sobre os valores de sociabilidade existentes nas manifestações culturais do país”, enfatizou a estudante.

Com a exposição, o curso de Design Gráfico e Publicidade também pretende proporcionar uma experiência dinâmica e prática aos acadêmicos, bem como aproximar a instituição de ensino da sociedade em geral, conforme explicou o coordenador do curso, Damião Marques.

“O projeto proporciona à prática acadêmica cruzar o campo da sala de aula e apresentar uma exposição de figuras icônicas, principalmente pelo futebol ser uma forte expressão cultural da identidade nacional. A proposta dessa ação é também buscar inspiração nas várias vertentes das artes plásticas de cada país”, pontuou Marques.

A exposição está localizada na entrada principal do shopping, no segundo piso, e ficará disponível à visitação até o término da Copa 2018. Os mascotes foram impressos e acoplados a totens de dois metros de altura. Em cada estrutura, haverá também um pequeno texto explicativo narrando, de forma cronológica, a origem dos mascotes.

Para o gestor de marketing do empreendimento, Rafael Pflueger, a exposição acrescenta valor às várias ações que serão promovidas durante o período dos jogos.

“Transmitiremos os jogos do Brasil e realizaremos ações pontuais em cada dia, envolvendo o público infantil e adulto, com brincadeiras, desafios, entre outros. Várias lojas do Pátio também estão preparadas para esse período, com produtos temáticos. Queremos fazer dessa copa algo histórico e a exposição dos mascotes veio para nos ajudar nesta missão. Que venha o hexa!”, disse.

O QUE: Exposição de Mascotes das Copas

QUANDO: Todos os dias, até o final da Copa 2018

ONDE: Entrada do Pátio Roraima Shopping

QUE HORAS: Das 10h às 22h

QUANTO: Gratuito