Cotidiano

Exposição marca o aniversário de 14 anos da Polícia Civil de Roraima

Exibição será aberta ao público e mostrará o trabalho desenvolvido pela instituição no Estado

Uma instituição se faz com bons profissionais. E são eles o maior motivo de comemoração no aniversário de 14 anos de implantação da Polícia Civil de Roraima (PCRR), celebrado hoje, 19 de julho. A data será marcada por uma exposição, no Roraima Garden Shopping, das 16h às 22 horas, que mostrará o trabalho desenvolvido pela instituição no Estado.

A exposição oferecerá ao visitante um pouquinho da história, por meio de painéis fotográficos do nascimento da Polícia Civil em Roraima, dos projetos sociais contra as drogas, unidades e trabalhos desenvolvidos pelas delegacias especializadas. Peritos do Instituto de Criminalística farão interações com o público mostrando o passo a passo de investigações e apurações de crimes, e o Grupo de Resposta Tática (GRT) montará um stand de Airsoft.

Segundo a delegada-geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, a exposição tem o objetivo de mostrar para a sociedade o trabalho que o órgão desenvolve. “Temos o papel de sermos instrumento de cidadania para garantir os direitos da população. Por isso tivemos a ideia de fazer a exposição do trabalho que as pessoas gostam de observar e que muitas vezes ficam sem aparecer, pois, nem sempre conseguimos transmitir para a população”, disse.

Participam da exposição gratuita e aberta ao público a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Departamento de Narcóticos (Denarc), Instituto de Criminalística, Núcleo de Armas e Munições, Núcleo de Estatística e Análise Criminal e Grupo de Resposta Tática.

Ao citar os avanços conquistados pela Polícia Civil nos últimos anos, a delegada afirmou que vários setores da instituição têm se destacado após os investimentos na valorização dos servidores. “Hoje o nosso Grupo de Resposta Tática é referência nacional quando se fala em grupo tático. A nossa Delegacia-Geral de Homicídios [DGH] possui a melhor taxa de resolução de homicídios do país”, ressaltou.

CRIAÇÃO – No fim de 2001, foi editada a Lei Complementar nº 55/01, a Lei Orgânica da Polícia Civil, que criou o plano de cargos da instituição, com previsão de concurso público para o seu preenchimento.

Em março de 2003, foi realizado o primeiro concurso da Polícia Civil estadual, com provimento de 720 vagas distribuídas pelos cargos de Delegado de Polícia, Perito Médico-Legista, Perito Odontolegista, Perito Criminal, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Perito Papiloscopista, Agente Carcerário, Auxiliar de Perito Criminal e Auxiliar de Necropsia. Atualmente a instituição possui 816 servidores ativos. 

Governo vai antecipar promoção de policiais civis

Este ano, a governadora Suely Campos sancionou o Projeto de Lei que concede Aposentadoria Especial aos Policiais Civis do Estado de Roraima, o decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial do dia 12 de junho.

A lei que concede a aposentadoria especial é um marco para os 815 policiais que compõe o quadro da PCRR, e que aguardavam desde 2004, pela efetivação desse benefício. “Foram 14 anos de espera. Para os policiais civis, depois da posse, essa era a maior reivindicação da categoria. São 815 policiais beneficiados por essa lei, que agora é uma realidade”, disse a governadora Suely Campos.

A governadora também encaminhou para a Assembleia Legislativa no início deste mês o Projeto de Lei com a antecipação da promoção dos Policiais Civis do Estado de Roraima para o ano de 2019. O projeto também prevê a incorporação dos 5% da revisão geral da Lei 339 de 2002 nos vencimentos de todos os policiais civis independente de cargo, sem necessidade de requerimentos ou ação judicial. 

Publicidade