Cultura

Exposição mostra Vida e Obra de Carmézia Emiliano

A exposição recebe o nome de ‘Makushi, mulher, mãe e artista’ e é uma homenagem ao dia do índio comemorado no dia 19 de abril

A artista plástica Carmézia Emiliano irá realizar uma exposição intitulada ‘‘Makushi, mulher, mãe e artista’ onde retrata a sua vida e obra. A abertura da exposição será na segunda-feira (20) no primeiro piso Pátio Roraima Shopping a partir das 19 horas. A Mostra marca o dia do índio, comemorado no dia 19 de abril e tem entrada Franca.
No ato da vernissagem da mostra, a artista completa 55 anos de vida e 23 anos de carreira e comemora. “Estar viva é estar atuante, minha arte é um serviço que presto à cultura do meu povo, essa é maior de todas as felicidades”, diz.
A exposição tem como curador o artista Plástico Jaider Esbell. Segundo ele, a coleção traz obras inéditas, disponíveis para aquisição por colecionadores, de acervos particulares e do acervo da artista. “A relação dos indígenas contemporâneos com a cidade, com a tecnologia, com a globalização reflete em sua vida e em sua arte. Carmézia nos conta em detalhes, sem que percebamos, como ela faz pra manter-se serena e plena”, relata Esbell.
A Artista
Carmézia Emiliano é indígena Macuxi e nasceu em 20 de abril na Guyana. Sua família imigrou para a aldeia Japó, no município de Normandia, estado de Roraima, Brasil, na década de 70 e desde 1988, ela reside em Boa Vista.
A artista conquistou por quatro vezes o prêmio na Bienal de Arte Naif do Salão SESC de Piracicaba-SP e foi agraciada com o Prêmio Buriti da Amazônia de Preservação do Meio Ambiente, em 1996, na categoria revelação.
Ela figura no topo da lista dos maiores artistas Naifs brasileiros. O estilo é conhecido por lançar obras com aquele aspecto inacabado, primitivo, até mesmo singelo e descompromissado.  A relação de Carmézia com a arte está intimamente relacionada com a sua trajetória. Ao conhecer as obras de arte e a vida da artista, têm-se a boa impressão de que Carmézia pinta a si própria, em vida e em memória.
A mulher que nasceu e se criou na comunidade indígena, constituiu família com um pernambucano – Léo Malabarista – entrou com ele no mundo do circo e se integrou na cena urbana sem jamais esquecer o caminho de volta para sua ancestralidade
Serviço Exposição Carmézia Emiliano Título: ‘Makushi, mulher, mãe e artista’ Local: Pátio Roraima Shopping Abertura: 20 de abril Hora: 19 horas Entrada Franca

Publicidade