Cultura

Exposição reúne peças inspiradas nos felinos

A exposição ocorre a partir dessa terça-feira (05) e segue até o sábado na Champanharia das Meninas

Os felinos serão tema da exposição ‘‘Los Gatos’, do artista venezuelano Emiro Ojeda. Ele criou doze peças feitas de jornal reciclado no formato dos animais, no período de 45 dias, as quais serão expostas a partir de hoje (05).

Nascido, em Valencia, na Venezuela, o artista escolheu os gatos após a sugestão de uma amiga que era apaixonada pelos animais e os produziu em Roraima, no período em que ficou hospedado no Tepequém.

“Essa moça possuía mais de oito animais em casa, e pessoas que são donas de gatos, os tratam como verdadeiros filhos, com muito carinho e amor, então ela me pediu uma peça inspirada nos animais, o que acabou virando um sucesso. Os gatos chamam muita atenção e já tenho algumas encomendas”, conta.

Emiro diz que o artesanato surgiu em sua vida há mais de vinte anos como um hobby. Suas peças têm como carro-chefe as pinturas temáticas que são muito coloridas. O artista ganhou notoriedade na Venezuela pela série intitulada “As Deusas da Abundância”, também criadas com papel reciclado.
Apaixonado pelo artesanato desde adolescência, ele usa a atividade como missão, terapia e realização. Além disso, a prática se transformou numa forma de tentar escapar da crise que assola a Venezuela.

“Eu trabalhava em uma empresa privada e fui demitido, com a crise na Venezuela as peças se transformaram no meu sustento. Além de ser a minha terapia, me concentro na peça e a minha mente flui. Me sinto muito bem desde o início de confecção de cada peça até o acabamento”, comentou.

A exposição conta com apoio do agente cultural Joacy Luz e da Pousada Platô 2012. “Estamos em um momento de ajudar ao próximo, Emiro é mais um dos venezuelanos que estão sofrendo com a crise no país, então temos que fazer a nossa parte”, disse.

Exposição

A exposição ocorre a partir dessa terça-feira (05) e segue até o sábado na Champanharia das Meninas, localizada na Rua Victor Hugo, 247, Canarinho. O evento contará com o show do artista Manchinha. As peças dos animais podem ser encomendadas no facebook do artista: Emiro Ojeda.

Serviço
Exposição “Los Gatos”
Data: 05 a 09 de junho
Local: Champanharia das meninas
Hora: 19h às 23h
Endereço: Rua Victor Hugo, 247, Canarinho