Cotidiano

Extrato previdenciário poderá ser emitido no site no INSS

É preciso ter cadastro e senha para acessar o Meu INSS

Desde ontem, 16, segurados que precisam retirar o extrato previdenciário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem fazer agendamento prévio ou emitir através da internet. A medida é uma ação do órgão para melhorar o fluxo de atendimento nas agências e otimizar o tempo e custo do segurado.

De acordo com o chefe da Seção de Atendimento da Gerência Executiva do INSS em Boa Vista, Maicon Medeiros, a mudança acontece nacionalmente em todas as agências que passam a prestar esse tipo de serviço através do site da instituição ou acessado por aplicativos de smartphones. 

“A demanda é grande no sentido dos extratos e, com a comodidade do segurado poder tirar em casa, vai diminuir o fluxo dentro das agências do INSS no Brasil todo e a gente vai poder organizar para poder pegarmos os servidores na real missão do INSS, que é reconhecer o direito do cidadão”, ressaltou Maicon.

Segundo o chefe de atendimento, muitos segurados saem do interior do estado até a agência em Boa Vista, o que gera custos desnecessários e aumenta o número de atendimentos que poderiam ser resolvidos pela internet.

Outros serviços do INSS também passarão a ser atendidos somente com agendamento prévio ou pela internet que são as consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício.

Quem não tem acesso à internet, pode procurar a agência, mas com agendamento prévio pelo telefone 135, que é a central de atendimento para todo o INSS. “Nossa média de atendimento é de 300 a 400 atendimentos por dia por conta de extrato, manutenção, atendimentos rápidos e agendamento de reconhecimento de direito. Isso vai ser melhor tanto para o segurado, como para o INSS que passa a organizar, e aí na hora marcada ele vai poder receber aquele extrato que passa a ser agendado com data e hora”, completou Maicon.

MEU INSS – Para acessar o Meu INSS, basta entrar no site ou baixar o aplicativo no celular, que está disponível para os sistemas Android e iOS. É necessário fazer o cadastro na plataforma, informar os documentos pessoais e também a Carteira de Trabalho. O telefone 135 é gratuito através de telefone convencional e telefones públicos. Por celular, a ligação é cobrada. (A.P.L)