Cotidiano

FAB realiza envio de mais 100 imigrantes para São Paulo

De acordo com o Exército, a previsão é que voo chegue a pista da Base Aérea de Guarulhos por volta das 13h

O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros venezuelanos contemplados com a medida de interiorização de imigrantes decolou no início da manhã desta quinta-feira, 5, da pista do Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Cantanhede. Ao todo, foram 116 pessoas encaminhadas para abrigos na cidade de São Paulo.

De acordo com o Exército, instituição responsável por coordenar as ações humanitárias no Estado, o voo deve chegar às 13h (horário de Brasília) na Base Aérea de Guarulhos (SP). Deste quantitativo, 83 imigrantes serão embarcados em ônibus para abrigos administrados pela Prefeitura, enquanto os 29 restantes irão para abrigos administrados por entidades da sociedade civil.

O processo de envio dos venezuelanos continua na sexta-feira, 6, com o encaminhamento de mais 152 pessoas. Segundo a Casa Civil da Presidência da República, 69 imigrantes serão acolhidos em abrigos da cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, enquanto 83 terão São Paulo como destino.

A Casa Civil destacou ainda que a interiorização não terá custo para os venezuelanos. As viagens serão custeadas com os R$ 190 milhões liberados ao Ministério da Defesa por meio da Medida Provisória 823/2018, que trata da assistência emergencial e acolhimento humanitário das pessoas que deixaram a Venezuela.