Esporte

FRF reúne clubes para definir início e forma de disputa do Estadual 2017

A Federação Roraimense de Futebol (FRF) reúne o Conselho Arbitral para definir a forma de disputa, início e tabela de jogos do Campeonato Roraimense de Futebol de 2017. A reunião está marcada para as 10h30 na sala de reuniões da sede da FRF e será comandada pelo presidente da entidade máxima do futebol roraimense, José Gama Xaud. Apenas os seis presidentes ou representantes dos seis clubes: Atlético Roraima, Baré, São Raimundo, Náutico, GAS e Real de São Luiz do Anauá, que confirmaram presença no campeonato de 2017 e poderão participar, opinar e votar na elaboração do regulamento específico da competição.

Ficaram de fora do certame deste ano: Rio Negro, River e Progresso de Mucajaí.

Xaud explicou que na primeira reunião, realizada na semana passada, ficou definida a participação dos seis clubes e começou a ser discutida a data de início do certame e a forma de disputa, que ficaram para ser definida na reunião marcada para esta quarta-feira, dia 28.

“Os clubes colocaram duas datas para início do campeonato, dias 17 ou 18 de março e ficamos de discutir isso nesta reunião do Conselho Arbitral até porque a propostas é realizar os jogos as sextas-feiras e não aos sábados, fugindo das transmissões do futebol pela TV e dos desportistas de Roraima que costumam sair para as chácaras, fazendas e balneários, de modo que com os jogos às sextas teríamos mais público prestigiando nosso jogos”, afirmou. “Mas isso só será definido entre os presidentes de clubes na reunião desta quarta-feira”, disse.

A forma de disputa e o sorteio dos jogos e confecção da tabela também só serão confirmados no encontro desta quarta-feira. Xaud informou que duas propostas foram apresentadas para a forma de disputa. A primeira em dividir os seis clubes em duas chaves de três, com os clubes da Chave A jogando contra os da Chave B e o primeiro colocado de cada chave decide o campeão do Primeiro Turno e no Segundo Turno os jogos seriam entre os clubes da mesma chave e os dois melhores de cada chave decidiriam o Returno. A outra seria de todos contra todos em Turno e Returno por pontos corridos.

“Vamos colocar estas alternativas em votação simbólica e a que os clubes acharem melhor será acatado pela Federação que passa a organizar a competição, elaborar tabela e o regulamento específico da competição”, finalizou.