Esporte

FRFS apoia realização da Copa do Brasil de Futsal pela CBFS

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) está planejando lançar, ainda nesta temporada, a Copa do Brasil de Futsal. A competição vai comportar ao todo 32 equipes, contemplando todos os estados brasileiros e visa o crescimento da modalidade. Para viabilizar a competição, a CBFS aguarda o apoio e o feedback das Federações para poder iniciar o projeto.

Em contato com o presidente da Federação Roraimense de Futsal (FRFS), Osmar de Matos, ele afirmou que é favorável a realização da competição e que vai apoiar a CBFS.

“A ideia é interessante e de suma importância para o futsal”, disse.

Caso a competição venha a acontecer ainda este ano, Osmar afirmou que o representante de Roraima será, por previsão regulamentar, o campeão da Taça Roraima do ano antecedente, no caso, o campeão da competição foi o Constelação/Estácio.

“Se a Copa do Brasil for realizada este ano o representante de Roraima será o Constelação/Estácio”, afirmou.

A Copa do Brasil da categoria Adulto será disputada com a participação de um clube por estado do Brasil e os cinco campeões das Ligas Regionais do ano anterior ao da realização da competição, totalizando 32 equipes na fase classificatória, sendo estes indicados pelas Federações Estaduais, mediante critérios aprovados pela CBFS. O campeão terá vaga na Supercopa, que é o torneio que define a vaga para a Libertadores.

Na 1ª fase, classificatória, as 32 equipes participantes serão divididas em 16 grupos distribuídos por região denominados pelos números 1 a 16 com 2 equipes em cada grupo, que jogarão jogos de ida e volta, classificando o campeão de cada grupo para a 2ª fase.

Na 2ª fase as 16 equipes classificadas na 1ª Fase Classificatória serão divididas em 08 grupos identificados pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H com 2 equipes em cada grupo, que jogarão jogos de ida e volta, sendo a ordem dos jogos definida conforme sorteio.

A 3ª fase, quartas de final, será formada quatro novos grupos denominados I, J, K e L com jogos disputados em ida e volta e os confrontos serão definidos mediante sorteio.

Na 4ª fase, semifinal, será disputada entre as quatro equipes classificadas, uma de cada grupo das quartas de final, que serão divididas em dois grupos “M” e “N” de 2 equipes, que jogarão em jogos de ida e volta e os confrontos serão definidos mediante sorteio.

A final será disputada em melhor de dois jogos pelas equipes vencedoras das semifinais.