Geral

FRK encerra atividades com curso preparatório para exame de graduação de faixa preta

A Federação Roraimense de Karatê (FRK) promoveu no final de semana o I Curso Preparatório para Exame de Graduação Superior (faixa preta). Segundo informou o Presidente da FRK, professor Oberlan Jones (faixa preta 6º Dan), o curso aconteceu na sede da Associação Hien Kan e constou das disciplinas de História do Karatê, Direitos e Deveres do Faixa Preta & Ética no Esporte, Primeiros Socorros e Arbitragem.

“Nosso objetivo foi proporcionar a oportunidade de aprendizagem aos praticantes de Karatê do Estado de Roraima e a Federação ofertou o curso de forma gratuita e aberto tanto para filiados como para outras entidades que não pertencem ao sistema olímpico”, disse.

A programação se iniciou na noite de sábado com a palestra: Direitos e Deveres do Faixa Preta & Ética no Esporte, proferida pelo presidente da federação, Sensei Oberlan Jones. Na sequência foi apresentada a palestra: Primeiros Socorros, proferida por Mirlândia de Oliveira Azevedo, com formação em Técnico em Enfermagem – IES Materdei, graduada em Educação Física pela Uninorte; pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Unip e mestranda em Atividade Física: Treinamento e Gestão Desportiva pela Fundação Iberoamericana.

No domingo pela manhã, o presidente da FRK, abriu a programação do dia com a palestra: História do Karatê e depois encerrou com a prova teórica e prática para credenciamento dos participantes ao quadro de árbitros da FRK, nível estadual.

No período da tarde, aconteceu o exame de graduação superior para faixa preta 1º Dan. Três candidatos inscritos: Andressa Rodrigues Diógenes, Mirlândia de Oliveira Azevedo e Gabriel da Silva Marques, foram avaliados pela Banca Examinadora autorizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) composta pelos faixas pretas, Oberlan Jones, Peterson Rodrigues Almeida (3º Dan) e Edson José Barbosa Machado (3º Dan).

Ao final das avaliações em Kihon, Kata, Bunkai, Kumite e o teste físico, os três atletas foram considerados aprovados pelos membros da banca.

CALENDÁRIO – Encerrando a programação aconteceu uma reunião com membros da diretoria e presidentes de associações filiadas à FRK e foi apresentado o planejamento para o ano de 2018, sugestão de calendário de eventos, regulamento de competições, regulamento de custas, entre outros assuntos da FRK.

Ficou definido que o primeiro evento a ser realizado em 2018 será o Boa Vista Open, marcado para os dias 10 e 11 de março. Oberlan afirmou que este evento fará parte do Circuito Nacional de Competições da Confederação Brasileira de Karatê.

Para o presidente da FRK, Oberlan Jones, o evento foi um sucesso. “O evento foi coroado de êxitos e onde pudemos observar pessoas compromissadas com o Karatê, com o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento da federação e do Karatê do estado”.

Publicidade