Cotidiano

FUNAI diz que Linhão de Tucuruí não tem previsão pra ficar pronto

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas afirmou que ainda não há previsão para o início das obras

O presidente da Funai, General Franklimberg de Freitas afirmou que ainda não há previsão para a início das obras do Linhão de Tucuruí que vai trazer energia de Manaus para Boa Vista e interligar Roraima ao Sistema Energético Nacional. A informação foi repassada durante coletiva de imprensa realizada na tarde dessa sexta-feira (16).

“Não temos uma estimativa, mas creio que a cada momento estamos avançando, antes estava parado, agora temos a autorização para entrar” explicou o general .

O Plano vai verificar o impacto ambiental que as obras terão e após ser apresentado para as lideranças indígenas num período de sete a dez dias, será feito o trabalho de topografia, que vai determinar onde serão localizadas as torres.

Com o término desse trabalho, a Funai ainda terá 90 dias para fazer outro estudo para a próxima etapa de acordo com a portaria 60″ disse.

Segundo ele, uma equipe multidiciplinar formada por servidores da Funai, funcionários da Eletronorte e representantes dos ‘Waimiri Atroari’ irão realizar uma topografia na região onde serão instaladas as torres de energia.

Após a adequação, serão discutidas as ações de mitigação e compensação entre a Eletronorte e os Waimiri Atroari.

“As lideranças Waimiri Atroari se mostraram sensíveis ao problema e a Funai tem atuado como facilitadora desse diálogo. Foi uma reunião muito positiva”, afirmou Franklimberg.