Cotidiano

Fake News é tema de palestra e documentário em Roraima

O TRE vai abordar os procedimentos jurídicos contra notícias falsas e a ALE produziu um documentário com orientações aos eleitores

O tema fake news está a cada dia que passa se tornando uma preocupação cada vez maior, principalmente, por conta da proximidade com a campanha eleitoral que vai iniciar no próximo mês. Pensando nessa preocupação frequente, as instituições públicas estão desenvolvendo atividades e programas para orientar os eleitores sobre esse ‘mal’, que se espalha 70% mais rápido que as notícias verdadeiras, conforme aponta o estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos.

Nesta quarta-feira (18), por exemplo, teve início a exibição do documentário ‘Fake News: A Verdade por Trás do Compartilhamento’ na TV Assembleia. O produto foi realizado em parceria com Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE).

O documentário aponta que o compartilhamento de notícias falsas pode causar prejuízos e traz exemplos como o do chefe de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran), Vilmar Florêncio, em que um suspeito se passou pelo funcionário para aplicar golpes, e postou uma notícia falsa no Whatsapp [aplicativo de troca de mensagens instantâneas], com a proposta de facilitar o serviço da autarquia em troca de dinheiro.

As pessoas que acreditavam, negociavam com o criminoso a liberação e a retirada de veículos, sem saber que se tratava de um golpe. “A gente fica triste com essa situação. Muitos dão mais credibilidade às notícias divulgadas no WhatsApp e nem investigam a procedência”, disse o funcionário.

Todos detalhes sobre este caso, outras notícias falsas e seus desdobramentos estão no documentário que vai ser transmitido, diariamente às 13h, 18h45 e 21h45, no canal 57.3. Para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo, a emissora vai disponibilizar o material nas redes sociais.

PALESTRA

O TRE-RR, por sua vez, realiza nesta quinta-feira (19), das 14h30 às 17h, no auditório da instituição, a palestra “Propaganda Eleitoral e Procedimentos contra Fake News”. O evento é direcionado aos advogados que atuam na área eleitoral, representantes de partidos políticos e acadêmicos de direito interessados no tema.

De acordo com o juiz eleitoral Rárison Tataíra, o objetivo da palestra é tornar claro como serão analisadas pelo Judiciário Eleitoral as ações que tenham por objeto e causa de pedir matérias veiculadas na internet. “Com a evolução tecnológica, faz-se necessário esclarecer aos labutadores do direito certos procedimentos e orientações decorrentes dos diversos seminários realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral”, destacou.

Na análise do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima (OAB/RR), Rodolpho Morais, o próximo pleito vai decidir o futuro do Estado e do país nos próximos quatro anos e o grande desafio atual é combater a desinformação.

“Essa palestra que será realizada pela Justiça Eleitoral roraimense é de suma importância pois vai trazer grandes esclarecimentos aos candidatos e advogados sobre a interpretação da Corte Eleitoral quanto às Fake News. Iremos trabalhar ombreados com o TRE para que esse debate seja prestigiado e possamos alcançar o maior número possível de envolvidos”, disse.

Para a presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, iniciativas como esta visam discutir assuntos que refletem diretamente na realização do pleito eleitoral. “Vamos conversar, esclarecer e debater temas palpitantes que sempre estão em pauta no cotidiano da Justiça Eleitoral”.  

Com informações do TRE e ALE