Cotidiano

Falta de energia gera demora no atendimento no HGR

A direção do hospital esclareceu que as causas da falta de energia elétrica, registrada na manhã de hoje, ainda são desconhecidas pela unidade

A demora no atendimento nesta manh?, 22, no Hospital Geral de Roraima tem gerado reclama??o. Os pacientes disseram que o problema foi ocasionado pela falta de energia na unidade.
Segundo relatos, h? somente um gerador que est? abastecendo a ?rea do Trauma e do Centro de Terapia Intensiva. A fila ? grande na recep??o, no setor de raio-X e tomografia.
Uma paciente do munic?pio Bonfim chegou ? unidade ?s 7 horas e ainda n?o foi atendida. Ela est? com pedras nos rins e se queixa de dores. Ela reclamou da demora no atendimento.
Outra paciente foi classificada com a cor laranja, que significa muito urgente. Ela est? na unidade faz duas horas e meia. Para que fosse atendida, o filho dela foi ? administra??o pedir provid?ncias.
A dire??o do hospital esclarece que as causas da falta de energia el?trica registrada na manh? s?o desconhecidas pela unidade. A dire??o j? acionou a Eletrobr?s Distribuidora Roraima sobre o problema e aguarda retorno.
A unidade disp?e de geradores que, em casos de interrup??es no fornecimento de energia el?trica, s?o acionados imediatamente para atenderem aos setores considerados vitais ao funcionamento da unidade: a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cir?rgico, Grande Trauma, Central de Material e Esteriliza??o (CME) e os corredores.
Quanto ? den?ncia de demora no atendimento, a unidade esclarece que mesmo diante da falta de energia, o Acolhimento com Classifica??o de Risco, continua sendo feito normalmente.
Segundo a dire??o da unidade, todos os pacientes classificados nas cores vermelha (atendimento imediato), laranja (em at? 10 minutos) e amarela (em at? 60 minutos) s?o priorizadas e est?o sendo atendidas dentro do prazo preconizado.
O maior volume de reclama??es adv?m de pacientes classificados nas cores verde e azul, que deveriam ser atendidos inicialmente na Aten??o B?sica. Nenhum paciente tem atendimento negado no HGR, no entanto, estes casos requerem uma espera maior, uma vez que os casos mais graves s?o priorizados.
?Lembramos que a Ouvidoria do HGR est? ? disposi??o do usu?rio para todos os esclarecimentos poss?veis?, diz a nota.
Com informa??es de J?ssica Laurie