Cotidiano

Falta de escoamento e obra inacabada deixa moradores ilhados

Moradores dos bairros Silvio Leite e Pintolândia, na zona Oeste da Capital, estão ilhados devido a obras de esgotamento sanitário em andamento. Segundo os denunciantes, a água da chuva invade as casas e deixa as vias intransitáveis, prejudicando toda a comunidade local.

Uma obra de implantação do sistema de esgoto, realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), no cruzamento da Rua S-12 com N-10, no bairro Pintolândia, está bloqueando totalmente o acesso de veículos à via. “Nós estamos sem opção. Minha família está deixando o carro na casa de um amigo porque não há como entrar com o veículo na garagem”, disse o estudante Antônio Silva.

Além do problema causado pela obra, a falta de asfalto e de um sistema de escoamento de água aumenta os problemas dos moradores. “No início da semana, quando eu estava indo para a escola, tive que voltar pra casa porque pisei na lama e meu pé inteiro afundou junto com o tênis. Há anos pedimos o asfaltamento e o escoamento da rua para a Prefeitura, mas nada é feito”, afirmou.

Outra residente da rua, a dona de casa Núbia Maria, disse que a via fica completamente alagada durante o período chuvoso. “Moro há 12 anos e esta é a primeira obra que vejo aqui. O problema é que deixam para trabalhar no inverno e desse jeito não dá. Todas as vezes que chove o meu quintal fica completamente alagado e a água invade minha casa, inclusive, já perdi uma geladeira por causa disso”, comentou.

Para tentar resolver o transtorno, os moradores enviaram inúmeros abaixo-assinados para a Prefeitura de Boa Vista. “Até hoje não recebemos respostas. O poder público precisa respeitar o cidadão e tomar providências. Pagamos impostos e merecemos uma rua com asfalto e escoamento”, argumentou.

Já na Rua Z-3 e na Rua Joaquim Honorato de Souza, no bairro Silvio Leite, o acúmulo de água das chuvas tem afetado diretamente a saúde dos moradores. “Minhas quatro filhas tiveram dengue ao mesmo tempo e o número de mosquitos aumentou muito com as poças de lama”, afirmou o autônomo Antônio Neves.

A equipe da Folha constatou que os buracos nas vias afetam todos os condutores que passam por ali. “Ciclistas, pedestres, motoristas de carro e de moto têm que fazer manobras pelos cantos das ruas para atravessar. Já vi pessoa tirar o tênis e enfiar o pé na lama para passar, é lamentável”, frisou o morador.

OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Obras disse em nota, que é necessário que a obra de esgotamento sanitário na Rua S-12 com a N-10, de responsabilidade do Governo do Estado, seja finalizada. “Essa infraestrutura primária vai permitir que a via seja pavimentada, de acordo com a recomendação do Ministério das Cidades. Quando o serviço for concluído, as vias poderão ser inseridas nos próximos projetos de pavimentação do município”, ressaltou.

Com relação às ruas Z-3 e Joaquim Honorato de Souza, no bairro Silvio Leite, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente afirmou que enviará uma equipe para vistoria do local, para que então possa tomar as medidas cabíveis.

ASecretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou quea obra de esgoto na rua S-12 com a N-10, no bairro Pintolândia, é necessária para melhorar questões de saneamento básico no local. “A expectativa é que em breve as obras sejam concluídas. Pedimos paciência e compreensão por parte da população, pois estamos trabalhando para dar qualidade de vida às pessoas que moram ali. Inclusive, a empresa responsável fará o nivelamento da via após o fim do trabalho”, diz a nota. (B.B)

Publicidade