Cotidiano

Família cobra providências sobre cirurgia

De acordo com a família, Nakson Almeida Magalhães, 20 anos, aguarda pelo procedimento há mais de seis meses

Publicada às 11h20; Atualizada às 21h33

A família do jovem Nakson Almeida Magalhães, de 20 anos, procurou a FolhaWeb, nesta segunda-feira (23), para denunciar a demora na marcação de cirurgia de urgência.

Conforme a mãe do rapaz, Rosineide Almeida, 38 anos, o conferencista de caixa já dura mais seis meses por uma cirurgia de rins.  A resposta, segundo ela, é a de que todos os procedimentos relacionados a cirurgias de urgência estão suspensos, não havendo prazo para normalização.

“É uma situação muito complicada, vê uma pessoa que a gente gosta nessa situação. Meu filho está vivendo a base de remédio e essa espera pela cirurgia só piora ainda mais a situação”, afirmou.

Segundo Rosineide, apenas 16% do rim esquerdo está em funcionalmente atualmente, comprometendo o do lado direto, que já começa a ficar sobrecarregado.

“O rim direito dele está operando com 83%, e como é uma cirurgia de urgência, ele deveria ser operado logo, pois um rim está comprometendo o outro. A gente teme que o quadro de saúde se agrave”, frisou.

O OUTRO LADO –  Em nota, Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o paciente deu entrada na fila única de cirurgias do Estado, no dia 9 março, ressaltando ainda que a Pasta está adquirindo materiais médico hospitalares e medicamentos que chegarão no Estado próximos dias, por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Com a chegada desses materiais, as cirurgias eletivas serão retomadas e os pacientes reagendados de acordo com o quadro clínico e gravidade de cada caso”, completou.