Cotidiano

Família comemora o Dia das Mães com matriarca de 105 anos

Neste domingo, 14, em Rorainópolis, região Sul do Estado, uma família vai conseguir o marco de celebrar o Dia das Mães com a matriarca Efigênia da Conceição, de 105 anos. Com a idade avançada, Efigênia precisa dos cuidados da família, segundo a neta Francisca das Chagas Souza.

Nos últimos seis anos, Francisca e a filha adolescente Isabel Cristina são responsáveis pela saúde, higiene, alimentação e bem-estar da avó. Para os familiares, é uma forma de retribuir o cuidado que a idosa teve com a família. “Nós aprendemos muito com ela, é uma forma de pagar por essa dedicação”, explicou a neta.

Por conta da idade, a idosa já não enxerga mais e tem uma audição delicada, mas isso não tira a sua vontade de interagir com a família. “Ela gosta muito de brincar com os bichinhos de pelúcia”, disse Francisca. “Ela conversa muito pouco. Tem coisas de muitos anos atrás que ela lembra, mas esquece de alguma coisa que falamos segundos atrás. De vez em quando ela ainda se lembra da época em que trabalhou na roça, da máquina de costura, do jardim, quando conversava com as rosas. Do café que levantava cedo para fazer. E das viagens, ela sempre gostou de viajar muito”, afirmou Francisca.

Para celebrar o Dia das Mães, a família pretende se reunir ao lado de Efigênia. O pai de Francisca, que mora no Equador, irá para Rorainópolis somente para passar a data ao lado da mãe. Segundo Francisca, a comemoração é uma chance que nem todo mundo tem. “Tantas pessoas não têm mais essa oportunidade, já perderam seus entes queridos e graças a Deus hoje eu ainda tenho. Ter a minha avó é um privilégio muito grande, porque é muito raro acontecer. Ela é uma benção”, disse.

A expectativa é que Efigênia conheça o mais novo membro da família, previsto para nascer no final de junho. “Meu filho é casado e a mulher dele está grávida. Então vai nascer um tataraneto. Eu acredito em Deus que ela ainda vai colocar nos braços o tataraneto dela”, comentou. (P.C)

Jovem celebra primeiro Dia das Mães neste domingo

A gravidez de Maria Carolina Mendes, de 25 anos, foi uma surpresa. A maquiadora e estudante de Arquitetura ainda estava focada no seu desenvolvimento educacional e profissional quando descobriu que estava grávida. No primeiro momento, sentiu uma mistura de medo e felicidade. “No início foi meio difícil porque surge aquela ideia de que uma pessoa vai depender de você para o resto da sua vida. Você fica naquela mescla de medo e aflição, e ao mesmo tempo felicidade porque criança é benção”, afirmou.

“Mas a gestação foi bem esperada, ocorreu tudo bem. Procurei me manter firme, ler muito, buscar muitas informações. Não existe fórmula para ser mãe, toda gestação é diferente. Então a gente procura entender primeiro que vai acontecer e se adaptar. Claro que não é igual, mas dá para ter uma base”, afirmou.

Na terça-feira da semana passada, dia 9, Maria Carolina deu luz à filha Maria Eduarda, o nome em homenagem à mãe e a sogra que também se chamam Maria. Para a jovem, a sensação é inexplicável. “Não tem como explicar em palavras. Eu estava muito ansiosa para a chegada dela e, quando ela chegou, virou outro sentimento que não sei explicar. É o amor mais puro e verdadeiro”, afirmou.

Carolina quer estabelecer com a filha a mesma relação que tem com a sua mãe, Maria Janilde. “Eu tenho como exemplo de mãe a minha mãe. Nós somos muito amigas. Temos uma ligação muito forte e o que eu desejo para mim, como mãe, é ser como ela. Que eu tenha essa ligação com a minha filha, que a gente possa ser amigas e compartilhar muitos momentos”, declarou. (P.C)