Cotidiano

Familiares de menina promovem rifa para custear despesas com tratamento

Julya Mariana foi diagnosticada com osteogênese imperfeita, uma doença rara que afeta uma em cada 20 mil pessoas no mundo

Familiares da pequena Julya Mariana iniciaram essa semana a venda de uma rifa beneficente para ajudar nas despesas com tratamento médico em Brasília. A garotinha de apenas 10 anos possui osteogênese imperfeita (OI), também conhecida como “ossos de vidro”, uma doença rara que afeta uma em cada 20 mil pessoas no país. 

À Folha, a mãe da menina, a estudante universitária Joelma Silva, 28 anos, relatou que os primeiros sinais da doença começaram a se manifestar aos sete meses de idade, no entanto, somente aos oito anos foi que a família conseguiu a confirmação do diagnóstico. “Desde os sete meses que a Julya passou a apresentar os sintomas da doença e isso me deixava sem entender o que estava ocorrendo. Eu a levava nos ortopedistas daqui e todos eram inconclusivos em relação ao que ela tinha. Foi quando a levei para Brasília e somente por lá, com ajuda de um geneticista do Hospital Sarah Kubitschek, tivemos a confirmação da doença”, contou.

Com o diagnóstico preciso, Julya começou tratamento para abreviar os danos causados pela doença, por meio da aplicação de medicamento chamado “Pamidronato”. Nesse meio período, a garota também passou por duas cirurgias. “Pelo menos de quatro em quatro meses, ela tem que ir a Brasília para dar prosseguimento ao tratamento. O Pamidronato, por exemplo, é aplicado no Hospital Universitário, e só nesse pequeno período ela já tem reagido bem. No entanto, ainda tem as cirurgias que ela precisa fazer e, como o custo de vida em Brasília é muito elevado, a nossa estadia geralmente se prolonga por dois meses”, informou.

A universitária relatou que lidar com uma doença tão rara e delicada como a osteogênese imperfeita nem sempre foi uma tarefa fácil de ser encarada com naturalidade, tanto para ela quanto para a menina. “Quando o diagnóstico é feito precocemente, é muito mais fácil você preparar o psicológico de uma criança, mas no caso da Julya, infelizmente foi bem mais complicado. Hoje ela é uma garota forte, inteligente, mas até bem pouco tempo era complicado para ela, pois não poder fazer as coisas que uma criança comum, como correr ou pular, a deixava bastante deprimida”, relatou emocionada.

Em relação à rifa, Joelma Silva informou que três prêmios serão sorteados, sendo eles um micro-ondas, um fogão e uma cesta de natal. O sorteio será realizado às 17 horas de amanhã, 17, e o bilhete pode ser adquirido ao preço de R$ 5.

“Em relação à viagem, nós já conseguimos o TFD [Tratamento Fora de Domicílio] pela Prefeitura, faltando apenas a confirmação da data da consulta da Julya por parte do hospital Sarah Kubitschek, o que deve ocorrer lá pelo dia 20. Estamos fazendo a divulgação em alguns semáforos da cidade, mas quem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato nos telefones 99140-5216 ou 99110-6881”, concluiu Joelma. (M.L)