Cotidiano

Famílias acampam às margens do lago para assistir a queima de fogos no Parque Anauá

Desde o início da tarde, várias família começaram a chegar para garantir espaço na festa

O Governo de Roraima por meio da Secult (Secretaria Estadual de Cultura) realiza neste sábado, 31, o Show da Virada, no Parque Anauá, com a tradicional queima de fogos no Lago dos Americanos. Desde as primeiras horas da tarde de hoje, famílias inteiras começaram a chegar para garantir uma vista privilegiada no tradicional show pirotécnico.

Diversas famílias já estão ocupando os espaços em barracas e quiosques, montando suas mesas, cadeiras e churrasqueiras no gramado às margens do lago, para que possam acompanhar de perto a queima de fogos do Parque. O Professor em Direito, Sérgio Távora falou sobre a expectativa para a virada do ano 2017.

“A expectativa é a melhor possível para minha família, eu espero que nós possamos ter muita fé, alegrias e prosperidades em 2017, eu tinha o costume de passar os réveillons em casa, mas sugeri que todos viessem assistir a queima de fogos aqui no Parque”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO – O tradicional Show da Virada do Ano terá uma programação bem regional, com a valorização dos artistas da terra. O Trio Roraimeira, formado por Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto, abre a festa às 21h.

A Banda Paçoquinha de Normandia, comandada pelo cantor Zerbino Araújo, sobe ao palco às 22h, com repertório de forró pé de serra. À meia-noite ocorrerá a tão esperada queima de fogos de artifícios. Em seguida, à meia-noite e meia, a animação ficará por conta do cantor Wagner Luther.

SEGURANÇA – Com a estrutura toda pronta e um ambiente agradável, a festa proporcionará a todos as famílias que comparecer muita segurança. A PM (Policia Militar de Roraima) vai garantir a logística para que todos os roraimenses tenham uma tranquilidade durante a festa. O subcomandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), coronel Macêdo, explicou que a PM, por meio do CPC, vai apoiar o evento com um grande efetivo.

“Serão 80 policiais militares que vão apoiar na segurança, com pessoal do serviço motorizado, a pé, policia montada, e, policiais militares à paisana. Orientamos à população para que não pague os flanelinhas que utilizam os espaços públicos para vigiar carros e depois cobra pela vigilância, não é permitida essa cobrança. É extorsão, denuncie”, disse , e acrescentou que terá equipes do BOPE(Batalhão de Operações Policiais Especiais).

Vilmar explicou que terá uma limitação do trânsito, principalmente, no entorno do Lago e do palco para dar segurança ao público. O acesso ao Parque será pelo portão principal, onde tem vaga para bastante veículos, e pelo portão da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).

“Essas medidas são para dar segurança às pessoas que estiverem no local. Alertamos ainda sobre o consumo de bebida alcoólica. Vamos estar com equipes no entorno do Parque fiscalizando. Alertamos que dirigir sob efeito de álcool, a uma multa é alta, quase R$ 3 mil reais, e expõe os condutores a um risco de acidente”, ressaltou que o objetivo é que a população que for ao Parque tenha uma Virada de Ano sem acidentes.