Cotidiano

Farinha produzida em Roraima será comercializada em redes de supermercados locais

A farinha receberá um selo e os produtores estarão aptos para colocar nas prateleiras de qualquer supermercado um produto certificado.

Os produtores de farinha de mandioca em Roraima vão comercializar o produto no mercado local. A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) incluiu o alimento no rol de classificação vegetal, após autorização do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A farinha receberá um selo e os produtores estarão aptos para colocar nas prateleiras de qualquer supermercado um produto certificado. “Essa é uma conquista que vai fomentar emprego e renda, reforçando a economia de Roraima”, comemorou a governadora Suely Campos, ao destacar o empenho da Aderr nesse avanço para o Estado.

Segundo o responsável técnico pelo Posto de Classificação Vegetal da Aderr, Alexandre Morais, a comprovação da qualidade vinha sendo uns dos entraves que os produtores encontravam para colocar nas grandes redes de supermercado a farinha produzida em Roraima. E a Aderr, que já realiza serviços de classificação do arroz, feijão, milho e soja, detectando esta dificuldade, requisitou ao Mapa o registro para credenciar a farinha de mandioca.

“A classificação oficial dará segurança ao produtor, garante o controle da qualidade e valoriza a farinha regional, além de atender as exigências do mercado”, destacou Morais.

CLASSIFICAÇÃO – Segundo a legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de IN (Instrução Normativa) do Mapa número 52/2011, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizadas com qualidade e segurança, é preciso a classificação dentro dos padrões oficiais.

O credenciamento é apenas para análise física, onde se observa por meio de peneiração, o tamanho dos grãos. A Aderr ainda não faz os testes físico-químicos para comprovação de outras qualidades do produto. Mas, segundo informações da Diretoria, já está trabalhando para oferecer aos produtores mais esse serviço.

O credenciamento é feito pelo Posto de Classificação Vegetal da Aderr e atende a exigência de Lei Federal, que instituiu a classificação de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico. A farinha de mandioca será classificada em grupos, classes e tipos. Após a classificação, os técnicos emitem um certificado que possibilita a comercialização do alimento no mercado local.

Fonte: Secom-RR