Cotidiano

Feira de artesanato destaca produção local e gera renda no período natalino

A estrutura conta com 30 barracas e variados produtos expostos para a venda até o dia 24 deste mês

Aproveitando a decoração natalina na Praça das Águas, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) montou uma feira de produtos artesanais, reunindo diversos profissionais do ramo. A ideia é aproveitar o período de festas do natal e alavancar as vendas dosartesãos. A estrutura conta com 30 barracas e variados produtos expostos para a venda até o dia 24 deste mês.
A artesã Aparecida Mota, 55, levou para feira mais de 100 panos de pratos e toalhas de banho pintadas a mão. “Essa feirinha é muito importante, a localização é muito privilegiada e a época é perfeita, pois final do ano é a data que vendemos mais. As pessoas sempre procuram presentes que sejam diferentes e únicos”, destacou.
Os trabalhos dos artesãos superam a criatividade, muitos utilizam matérias primas que iriam parar no lixo. É caso do trabalho de Judite Oliveira, de 30 anos, que faz peças com jornais velhos, que ganham forma e se transformam em diversos objetos. Ela participa pela primeira vez da feira e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Produzimos trabalhos únicos, a feira é uma fonte de geração de renda e divulgações das nossas peças”, ressaltou.
A valorização do artesanato local é importante para a manutenção também da cultura, e oportunidade de conhecer os profissionais que se destacam na cidade. “Sem dúvidas é uma opção de presente autêntica, foge a linha industrial e o mais valioso: são feitos aqui em Boa Vista. Mais que incentivar é dar oportunidade de espaço para que elesmostrem à população o que a cidade produz de cultura”, destacou o superintendente de Cultura da Fetec, Hudson Romério.
Fonte: PMBV