Cotidiano

Femarh comemora data com doação de mudas de plantas

Blitz ambiental deu início a atividades desenvolvidas para conscientizar sobre o tema

As comemorações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, já começaram em Roraima. Com a proposta de sensibilizar a população sobre assuntos relacionados à preservação da natureza, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) realiza uma extensa programação nesta semana sobre o tema.

Na manhã de ontem, a Femarh promoveu uma blitz ambiental junto com alunos do Colégio Militar Coronel PM Derly Vieira Borges, que fizeram a entrega de 500 mudas de plantas nativas do Viveiro Agroflorestal Cláudio Delai, que fica localizado na zona rural de Boa Vista.

Os motoristas que estavam passando pela Avenida Ville Roy, em frente à sede da Fundação, receberam mudas de ipê, bacaba e açaí para replantarem e, assim, contribuírem com a conscientização para atitudes que melhorem o meio ambiente. Segundo a chefe de Divisão Educacional Ambiental, Sirlane Campos, as atividades são promovidas para que a sociedade relembre a data e que entenda a necessidade de atitudes para o bem de todos.

Com a ajuda dos estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, Sirlane ressaltou ainda sobre como essas práticas precisam ser desenvolvidas desde cedo para que forme um cidadão consciente. “O foco geralmente são os alunos, que ainda estão em fase de crescimento, para que eles entendam sobre como o meio ambiente é importante”, frisou.

Para os alunos, a atividade fora da sala de aula é fundamental para o processo de aprendizado. Foi o que contou a estudante do segundo ano Lorena Maira, que classificou a blitz ambiental como uma experiência única. “Foi ótimo! Não é só com palavras que aprendemos, mas sim com atitudes. Eu estava com um pouco de medo, mas gostei bastante da simpatia das pessoas, isso ajudou”, afirmou. Após o contato com o tema e como é possível melhorar o meio ambiente, ela lista que já começou a mudança na rotina. “Aprendi a evitar jogar lixos por aí porque isso ajuda na poluição e sobre como podemos ajudar na parte de desenvolvimento sustentável, tudo com conscientização”, explicou.

Já o estudante Arthur Marchioro pontuou que o Dia do Meio Ambiente não deve ser esquecido. “O importante é fazer tudo isso não só no começo do ano, mas sim em toda nossa vida. Temos que criar desde o começo esses hábitos e assim vamos ter um futuro melhor”, afirmou.

A servidora pública Valeska Lobo foi uma das motoristas que ficou contente em receber uma muda de açaí e ressaltou a importância da Semana do Meio Ambiente. “Estou adorando. Atos assim são importantes. Já penso em como vou poder colocar a planta na minha casa porque gosto bastante”, contou.

A programação da Femarh será está dividida pelo resto da semana, sendo as atividades de concurso de fotografia na escola, ciclo de palestras na Universidade Estadual de Roraima, atividades de reflorestamento no bairro Nova Esperança e finalizada com a tradicional corrida pelo meio ambiente.

VIVEIRO – As mudas distribuídas foram todas produzidas e cultivadas no Viveiro Agroflorestal Cláudio Delai, que fica na Usina Termelétrica Oliveira. O local foi inaugurado em 2017 e tem capacidade de um milhão de mudas para serem distribuídas para o pequeno produtor.

Todas as mudas são nativas e tem como objetivo o reflorestamento do estado. Atualmente, o Viveiro conta com cerca de 20 mil mudas plantadas no local. De acordo com a Sirlane Campos, chefe de divisão de educação ambiental da Femarh, a população também pode ter contato com o Viveiro, basta requerer por meio de um ofício solicitando a entrada.

“Nós temos uma trilha para mostrar as nossas nativas já em tamanho real para que a população possa ver. O agricultor que pensa em retirar as mudas também precisa de um requerimento específico, informando a quantidade de mudas que deseja. Logo depois nós informamos quais os tipos que ele pode fazer a retirada”, explicou. (A.P.L)

Detran lança programa para diminuir desperdício de materiais

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR) lançou ontem, 5, um programa que visa reduzir o desperdício de materiais no meio ambiente e diminuir os impactos ambientais. Intitulado “Detran Ambiental”, o programa foi acordado junto com a Associação de Catadores de Materiais Reciclados Terra Viva.

O presidente do Detran-RR, Titonho Beserra, informou que as atividades serão feitas de forma gradual para que os servidores não percam o interesse sobre o tema. “Começamos com boletim informativo, que será uma espécie de meio de comunicação para a gente. Vamos realizar palestra sobre horta orgânica, entrega de mudas, publicação de uma cartilha passo a passo de como ajudar o meio ambiente, questões sobre energia elétrica e redução do uso de papel”, explicou.

A ideia principal do projeto é fazer com que os servidores possam aplicar essas novas práticas dentro do órgão e também no dia a dia, contribuindo assim para uma adesão de boas ações para a natureza. Para ajudar nesse processo, a Associação Terra Viva irá recolher os papéis que não possuem mais utilidade para serem reciclados.

Para a presidente da cooperativa, Evandra Pereira do Vale, a parceria mostra que a população está cada vez mais interessada em entender como funciona a reciclagem e a diminuição de resíduos que ficam acumulados na natureza. “Nossa preocupação é limpar o meio ambiente e gerar renda para o catador. A preocupação que eu tenho há 16 anos é deixar a cidade limpa. Através de uma parceria dessa é possível uma troca de informações, de ideias de como separar o material, de não jogar fora”, contou. (A.P.L)