Cotidiano

Femicro quer reduzir burocracia

O presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Roraima (Femicro), Félix Ferreira, divulgou a reclamação de micro e pequenos empresários para liberarem o alvará de funcionamento dos empreendimentos. Em razão disso, a classe elaborou e vai encaminhar ao Executivo Municipal, proposta contendo sugestões que facilitam a concessão do documento. 

Félix afirmou que falta bom senso à administração municipal quanto a questão, que pode ser resolvida de forma simples. Defende que os pedidos de habite-se reúnam critérios diferenciados. Esse entendimento está sendo buscado pela Federação, desde que os membros iniciaram o debate quanto às exigências do município para concessão do alvará de funcionamento.

“Fomos procurados por um grupo de comerciantes. Eles acham abusiva e incoerente a determinação do município para empresários estabelecidos há mais de 10 anos, sem que tenham alterado a atividade, reformado ou ampliado o estabelecimento comercial. Somos favoráveis às solicitações desde que tenham alterações na parte física, ampliação da atividade exercida ou implantação de empresas de médio porte. O micro e pequeno empresário dependem da concessão do alvará para continuar sua atividade e assim gerar renda”, esclareceu.

Félix entende ser possível usar o bom senso. Este será um dos itens que devem tratar com a prefeita Teresa Surita, caso ela acate o pedido de audiência feito pela Femicro. Até agora, diz a liderança empresarial, a prefeita não respondeu ao pedido de audiência, bem como a outros encaminhados pela Femicro.

“Desde o início de fevereiro temos cobrado resposta ao pedido de audiência. Em todas as oportunidades é negado ou a prefeita está em outro compromisso que não pode nos atender. Enquanto sociedade organizada, temos feito nossas reclamações. Mas, sempre encontramos muitas barreiras”, declarou Félix Ferreira.

OUTRO LADO – Quanto às reclamações feitas pela diretoria da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Roraima, a Prefeitura de Boa Vista informou que até o momento o gabinete da prefeita não recebeu nenhuma solicitação.

A Secretaria Municipal de Economia Planejamento e Finanças (SEPF) reforça que todas as audiências ou reuniões solicitadas junto à secretaria são agendadas sem nenhum problema. Na Nota a SEPF diz estar aberta a sugestões e debates no sentido de melhorar o atendimento, dentro dos limites legais.