Cultura

Festejo celebra São Francisco das Chagas no domingo

Fiéis católicos realizam festejo em homenagem ao padroeiro dos animais

A Comunidade pertencente à Paróquia de São Francisco celebra a festa do padroeiro, São Francisco das Chagas com uma grande festa. A programação será realizada no período de 24 de setembro a 04 de outubro.

As atividades iniciam neste domingo, 24, às 19h, com celebração da Santa Missa e a benção dos veículos. Na programação haverá barracas, bazar, artigos religiosos, espaço criança com brincadeiras, e uma ação solidária voltada para os venezuelanos refugiados.

O encerramento será na quarta-feira (04) com procissão às 17h pelas ruas da comunidade, seguida de missa solene. O ponto de partida é a Comunidade de São Francisco da Chagas, no bairro São Francisco, zona Norte. O trajeto será o mesmo que foi adotado no ano passado.

Haverá também um arraial com apresentação da banda Gêmeos e um bingão tradicional. O evento contará com Comidas Típicas regionais, Vatapá com arroz e camarão, Pato no Tucupi, Galinha caipira ao molho e churrasco.

HISTÓRIA

Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182. Filho de pais ricos, o jovem aproveitou sua infância e adolescência desfrutando de um mundo de riqueza e vaidade. No entanto, de acordo com a Igreja Católica, ele abandonou toda a vida luxo para dedicar sua vida aos pobres.

Francisco de Assis acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho de Cristo, deveria abdicar de todos os confortos e seguir a risca a vida de Jesus Cristo. Seguindo o exemplo de Jesus, ele seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, chegando a lugares considerados Sagrados.

Francisco também foi considerado o protetor dos animais e da natureza 04 de outubro é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226. Seu corpo está sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. Após dois anos da sua morte, ela acabou sendo canonizado pelo Papa Gregório IX

 Programação

Dia 24 – Domingo – Abertura

Benção dos veículos após a missa da manhã e noite

De 25 a 03/10 – às 19h30 – Novena

Dia 01/10 – 08H30 – Café da manhã para os irmãos venezuelanos

Dia 02/10 – às 19h30 – Benção das crianças – Dia do anjo da guarda

Dia 03/10 – às 19h30 – benção dos animais – Salão Sta Maria – Novena – Distribuição de plantas

Dia 04/10 – Dia do Padroeiro

Às 8h 0 Batizado

Às 16 horas – coroa Franciscana – As 7 alegrias de Nossa senhora

As 17h – Procissão – Santa Missa – Arraial, com comidas típicas e o tradicional bingão com 10 prêmios. Animação com a banda Gêmeos.