Política

Filas marcam o último dia do fechamento de cadastro de eleitores

Desde as primeiras horas desta manhã, a movimentação é intensa nos cartórios eleitorais; O encerramento das atividades deve ocorrer às 15h

O último dia para a realização de transferência, revisão de dados e emissão de títulos de eleitor está sendo marcada pela formação de filas quilométricas nos cartórios eleitorais existentes no Estado.

No cartório da 1ª Zona, localizado da avenida Santos Dumont, bairro São Pedro, zona Leste da Capital, a movimentação de eleitores começou antes das 6h. Foi preciso exercitar a paciência, já que até as 10h30, a fila de pessoas aguardando o atendimento dobrava quase um quarteirão inteiro.

“Cheguei às 9h20 da manhã e só consegui sair agora, às 11h. Muita gente para atender ao mesmo tempo, mas graças a Deus consegui regularizar minha situação”, destacou a auxiliar de enfermagem Luzinete Alves, 35 anos.

Mesmo com reforço nas ações de divulgação, não teve jeito. Muitos eleitores deixaram para resolver a situação junto a Justiça Eleitoral em cima da hora. Esse foi o caso da autônoma Maria Marques, de 25 anos.

À reportagem, ela conta que veio realizar a transferência de título, uma vez que fez o documento, mas ainda está registrado na 8ª Zona Eleitoral, responsável por atender aos eleitores de Rorainópolis.

“Tô tentando transferir meu título, já que agora estou morando aqui na capital. Como houve o rezoneamento, acabaram de me comunicar que devo ir para a 5ª Zona, já que alguns bairros foram incluídos para lá. Vou ter que correr contra o tempo”, relatou.

Vale destacar que os atendimentos nos cartórios eleitorais se estendem até as 15h. No País, o voto é facultativo apenas para menores de 18 anos ou com mais de 70 anos ou pessoas analfabetas.

Caso o eleitor perca o prazo de regularização, ele sofrerá uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e regularizar CPF, tomar posse em cargo público, realizar matricula em instituições públicas de ensino superior entre outras, além de ficarem impedidos de votar nas eleições deste ano.

VEJA O VÍDEO: