Cultura

Filmes franceses serão exibidos em cinema de Roraima

Durante todo o mês de Julho, serão exibidos, no Cine Sesc Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana), 15 títulos mundialmente premiados de diversos gêneros, clássicos do cinema francês. O evento faz parte da programação do Festival Varilux que ocorre em Roraima. Neste sábado, 7, serão exibidos os filmes De Carona para o Amor às 16 horas e Viagem ao Taiti às 18 horas.

Além deles, drama, comédia, suspense e documentários fazem parte da programação. O evento é totalmente gratuito e tem classificação indicativa de acordo com o filme exibido.

O Varilux conquistou o ranking de maior festival da sétima arte francesa e levou 180 mil pessoas aos cinemas em 2017, e segue em expansão. O diretor da produção Christian Boudier, comemora: “A parceria com o Sesc permite que o Varilux alcance um público que não costuma ter acesso à cinematografia francesa, reforçando nosso trabalho de democratização do Festival e formação de plateia no país”, disse.

Com um cronograma diversificado, o público terá a oportunidade de assistir aos títulos mais novos e clássicos de cineastas, astros e estrelas francesas. Confira a programação:

De carona para o Amor

Jocelyn, bem-sucedido homem de negócios, é um sedutor e mentiroso experiente. Apesar de cansado de si mesmo, acaba seduzindo uma jovem bonita, fingindo ser deficiente, até o dia em que ela lhe apresenta sua irmã, que é realmente deficiente.

Viagem ao Taiti

Em 1891, o artista Paul Gauguin decide, por conta própria, ir para o exílio no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando a solidão, pobreza e a doença. Ele deve se reunir com Tehura, que se tornou sua esposa e o tema de suas maiores pinturas.

Custódia

O casal Besson divorciou-se. Para proteger o filho do pai que acusa de violência doméstica, Miriam pede a custódia total. Mas a juíza concede ao pai o direito de visita. Refém entre os pais, Julien vai fazer tudo para evitar que o pior aconteça.

A Excêntrica Família de Gaspard 

Depois de ter se afastado por alguns anos, Gaspard volta para a casa da família por ocasião do novo casamento do pai.

Marvin

Acompanhe a infância e adolescência de Marvin, filho de uma família operária pobre em uma aldeia da Picardia, um jovem gay que sofre a rejeição e humilhação em um local tomado pela homofobia.

O orgulho

Neila Salah é uma jovem que cresceu em Creteil e sonha em ser advogada. Desde o primeiro dia de aula na renomada Faculdade de Direito de Paris, ela se depara com Pierre Mazard, um professor conhecido pela sua má conduta que, para se redimir, aceita ser seu mentor em um concurso. Porém, ambos precisam enfrentar seus preconceitos.

Programação

07/07 – 16h00 – De Carona para o Amor

07/07 – 18h00 – Viagem ao Taiti

12/07 – 19h30 – Custódia

13/07 – 19h30 – A Excêntrica Família de Gaspard

14/07 – 16h00 – Marvin

14/07 – 18h15 – O Orgulho

19/07 – 19h30 – Primavera em Casablanca

20/07 – 19h30 – O Último Suspiro

21/07 – 16h00 – A Raposa Má

21/07 – 18h00 – O Poder de Diane

26/07 – 19h30 – Promessa ao Amanhecer

27/07 – 20h00 – O Amante Duplo

28/07 – 16h00 – Nos Vemos no Paraíso

28/07 – 18h30 – O Retorno do Herói