Esporte

Flávia Cantanhede quebra recorde na natação que durava 14 anos

A nadadora Flávia Cantanhede conquistou mais um feito em sua carreira no último fim de semana quebrando um recorde que durava 14 anos. A nova marca foi alcançada na Copa Roraima de Natação realizada pela Federação de Desportos Aquáticos de Roraima(Fedar) nos dias 15 e 16.

Treinada por Kamyla Brasil e Teca Marinho, Flávia destruiu com mais de um minuto de diferença o recorde absoluto da prova dos 1500 metros livre feminino. A marca anterior pertencia a Camila Faria da APABV com o tempo de 22’00.27 que foi estabelecido em 14 de agosto de 2004. Na piscina, ela nadou a prova e estabeleceu o tempo de 20’10.79 alcançando assim uma nova marca.

Com mais essa conquista, Flávia entra pra história da natação roraimense. A atleta até o presente momento tem 18 anos de dedicação aos treinos, disciplina, força de vontade, garra e determinação.

Ela conta como foi a experiência de cair na piscina e sair dela com uma quebra de recorde nos 1500 metros.

“A experiência desses 1500 foi muito boa, pois, incrivelmente, não tinha nadado essa prova durante todos esses 18 anos que estou na natação competitiva. Já havia nadado a metragem em maratonas aquáticas, mas nunca em uma competição de natação em piscina. Fiquei superfeliz pelo desafio proposto e a quebra do recorde, que já durava muito tempo. Para uma primeira experiência não poderia ter alcançado resultado melhor”, contou.

Kamyla Brasil, treinadora da atleta, comemorou junto de sua comandada, a conquista da nadadora.

“O feito da Flávia nessa prova vai ficar marcado em mim como um dos momentos de maior garra que pude ver dela até hoje. Chegou de viagem às 2h da manhã de sábado, após uma semana parada dos treinos em virtude de um problema de saúde na família, descansou por apenas 4h e na segunda etapa da competição 16h30 cai na piscina e mostra para que veio, meu coração se encheu de orgulho, pelo resultado, sim, mas principalmente pela guerreira que ela se mostrou ser, isso sempre soubemos, mas cada vez mais ela se supera nos grandes desafios que lhe são impostos. Orgulho, é a palavra e gratidão é o sentimento que me define”, disse a treinadora.

Os 1500 livre feminino, única prova feminina incluída para o programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020 é a maior prova da natação e está prevista no calendário da Fina – Federação Internacional de Natação.

AGRADECIMENTOS – Bolsa Atleta Fetec da Prefeitura de Boa Vista, Coopercarne, Ideias & Negócios e Terras Rurais. Â

Publicidade