Polícia

Foragido furta caminhão em posto da Capital e é preso em Caracaraí

Caminhoneiros montaram uma barreira na Vila de Vista Alegre e detiveram o bandido

O foragido do Albergue Eduardo da Silva e Silva, de 22 anos, foi preso no fim da noite de sexta-feira, 31, em posse de um caminhão que foi furtado em um posto de combustível, às margens da Avenida Brasil, na altura do bairro Centenário. Policiais que atuam na 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPMFron) de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado, realizaram a prisão do acusado na Vila de Vista Alegre, a 12 quilômetros da sede do município.

Por volta das 22h30 do dia 31, a Polícia Militar recebeu a informação da Delegacia de Caracaraí de que teria ocorrido um furto de um caminhão modelo Volkswagen, cor azul, placa NAI-9209, que estaria estacionado no Posto Caracas e que o fato já tinha sido registrado na Central de Flagrantes do 5º DP uma hora antes de a guarnição tomar conhecimento do caso.

O proprietário informou à Polícia que o veículo teria sido visto no município de Mucajaí, seguindo em direção à cidade de Caracaraí e após a coleta dos dados o grupamento da PM iniciou diligências na BR-174, no intuito de localizar o caminhão e prender o criminoso.

Depois de realizada a consulta da placa, foi constatada uma divergência na cor e marca do veículo, uma vez que o caminhão furtado era um Mercedes Benz 1517 e de cor marrom. A PM também descobriu que pelas características o automóvel de grande porte teria passado por Caracaraí há dez minutos.

A equipe partiu em direção à região Sul do Estado, na esperança de localizar o veículo, e durante o trajeto foi comunicada via Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) que o caminhão teria sido interceptado e que o autor do crime teria sido preso. Os responsáveis pela detenção do bandido e parada do veículo foram outros caminhoneiros que montaram uma barreira na Vila de Vista Alegre após ficarem sabendo do furto por meio do WhatsApp.

Assim que chegaram ao local, os policiais se depararam com o veículo parado e o ladrão amarrado por cordas, além disso, duas mulheres também estavam detidas. Elas alegaram ter pegado carona em Mucajaí com destino a Rorainópolis e que não conheciam o condutor.

Diante do flagrante, todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia para prestarem depoimentos à autoridade policial. Eduardo relatou aos policias que estava no posto de combustíveis, quando viu o dono do caminhão estacioná-lo e afastar-se. Ele se aproximou, percebeu que o veículo estava aberto e com a chave na ignição, e por isso decidiu praticar o furto para em seguida vendê-lo.

As equipes da Força Tática e da Guarda Municipal, ambas de Caracaraí, também estavam mobilizadas na ocorrência e deram apoio à condução do acusado até o DP. Em consulta à Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), ficou constatado que Eduardo Silva tinha mandado de prisão em aberto por estar foragido do sistema prisional. Ao fim dos procedimentos previstos em lei, realizados na Delegacia, o indivíduo foi encaminhado para Boa Vista, a fim de que seja recolhido novamente à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Oeste, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Justiça. (J.B)