Polícia

Foragido procura tratamento médico e é preso

Mais um foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) dentre os que fugiram por um túnel no dia 19 de janeiro deste ano foi recapturado pela Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc). Leonardo da Silva Barreto, conhecido vulgarmente como “Catatau”, de 21 anos, estava escondido na Guiana, mas precisou de atendimento médico no Brasil e acabou sendo reconhecido e denunciado. Ele estava abrigado na casa da mãe, que fica no bairro Raiar do Sol, zona Oeste da Capital.

O fugitivo chegou ao Brasil em busca de um tratamento para problemas com a saúde e está visivelmente abatido e magro. A ação que culminou na recaptura de Leonardo foi realizada na quinta-feira, dia 5, e contou com a participação das equipes da Dicap e policiais militares do Departamento de Informação e Inteligência.

Leonardo cumpria pena após ser condenado pela prática de crimes previstos nos artigos 33, caput da Lei 11.343/2006 (Tráfico de drogas) e 16 da Lei 10.826/2003 (Porte ilegal de arma de fogo). Depois de fugir, com outros 85 detentos, passou a viver no país vizinho para que não fosse preso pela polícia brasileira.

Com o imóvel da mãe de Leonardo cercado, as equipes flagraram o fugitivo escondido embaixo da cama. Devido às condições de saúde, foi necessário chamar uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que levou o recapturado ao Pronto Atendimento do Hospital Geral de Roraima (HGR), onde ficou internado sob custódia de agentes penitenciários. Assim que receber alta, o indivíduo será reconduzido à Pamc, onde dará continuidade ao cumprimento da pena.

DENÚNCIA – Quem quiser auxiliar o trabalho da Dicap na localização de foragidos, deve fazer denúncia por meio dos telefones 08002780130 ou 99139-9529 (WhatsApp). A identidade do denunciante será mantida em absoluto sigilo. (J.B)