Polícia

Força Nacional chega a Roraima às 10 horas

Segundo o Governo, assim que desembarcar, o grupo se reunirá com representantes da segurança local para definir plano de ação

Conforme adiantado em coletiva de imprensa pelo secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, o Ministério da Justiça enviará nesta terça-feira, 10, homens da Força Nacional de Segurança (FNS) para Roraima. A chegada ao Estado está prevista para ocorrer às 10 horas, no Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede.

Segundo o Governo, o efetivo anunciado pelo Governo Federal é de 100 agentes, sendo 93 homens e sete mulheres. A medida visa auxiliar nos trabalhos de ordenamento do sistema penitenciário local, alvo de conturbações desde a última sexta-feira, 06, que resultaram na morte de 33 presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), localizado na zona Rural da capital.

“Após a chegada, a Força se reunirá com os representantes das forças de segurança estadual para definir estratégias de ação”, destacou o Governo em nota.

Além da vindo da Força Nacional, o Governo também solicitou ao Ministério de Justiça e Cidadania (MJC) aporte financeiro para a construção de um novo presídio.

Criado há 31 anos, a Pamc é considerada a maior unidade prisional do Estado. Com capacidade para comportar cerca de 700 presos, está atualmente acima da capacidade, com 1.467 detentos, segundo estimativa da Sejuc.